EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Implementação do Programa Pró-Equidade de Gênero na Caixa Econômica Federal


Informações

Código: APB3016
Divisão: APB - Administração Pública
Tema de Interesse: Tema 02 - Políticas Públicas

Autores

Suylan de Almeida Midlej e Silva, Elisabeth Lisboa Pinto

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir em que medida as ações de implementação do ProgramaPró-Equidade de Gênero, desenvolvidas na Caixa Econômica Federal (CEF) após a concessão do“Selo Pró-Equidade de Gênero”, têm melhorado as relações entre homens e mulheres nasinstituições financeiras. O selo é uma distinção outorgada às organizações pela SecretariaEspecial de Políticas para as Mulheres (SPM) com o intuito de que essas organizaçõesdesenvolvam ações em prol da equidade de gênero. Para isso, foi realizada uma pesquisa socialqualitativa, tendo como unidade de análise a CEF por esta ter participado das duas edições doPrograma e ter recebido o Selo Pró-Equidade de Gênero – atributo concedido à organização quecumpre as exigências estabelecidas no Plano de Ação para implementação do Programa. A coletade dados combinou dados secundários da SPM, por meio de pesquisa documental, e dadosprimários, a partir de entrevistas individuais semi-estruturadas em cinco agências da CEF: quatrocom gerentes de diferentes agências do banco, dois homens e duas mulheres, e uma com aCoordenadora do Programa Pró-Equidade de Gênero na CEF. Os resultados apresentados nesteartigo apontam que houve alguns avanços com a implementação do Programa, principalmente,em relação à normatização de comissão paritária de homens e mulheres nas bancas examinadorasde processos seletivos para avaliar a concorrência em função gerencial e a contagem do tempo detrabalho das mulheres com experiência efetiva como gestora em caráter de substituição. Outroavanço percebido a partir da implementação do Programa foi a colocação do empregado comosujeito do processo. No entanto, foi possível constatar que ainda é tímida a igualdade deoportunidades das mulheres no acesso a recursos distintos, na medida em que estas ainda selocalizam na base da pirâmide organizacional da CEF. O referencial teórico utilizado baseia-seprioritariamente no modelo ‘policy cicle como aprendizado’, postulado por Silva e Melo. Nestecaso, os autores defendem que uma política não ocorre em etapas isoladas, mas sim como umprocesso em que, sobretudo, a implementação e a avaliação devem ser analisadas conjuntamente.Este modelo tem como forte característica o momento de aprendizado, quando se conjugam os‘elos críticos’ do ciclo de uma política. Também são utilizados outros autores que dialogam nessadireção, como Hill, Rua, Ham e Hill e outros. Em relação à questão de gênero, são utilizadas asabordagens de Butler e Scott, para quem gênero é visto como construção social, e de Segnini, queestuda gênero nas organizações financeiras.

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