EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Pólos de Rua - Achados de Pesquisa Empírica na Cidade de São Paulo


Informações

Código: MKT3082
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: Tema 07 - Varejo, Canais de Distribuição e Gestão de Preços

Autores

Juracy Gomes Parente, Ana Paula Miotto, Francisca Flávia Plutarco, Marcelo Moll Brandão

Resumo

Apesar da crescente concorrência dos shopping centers, os pólos comerciais de ruarepresentam a maior parte do comércio de não alimentos no Brasil, geram cerca de um milhãode empregos, e consistem no principal palco para a tão festejada inclusão das camadas demenor poder aquisitivo na sociedade de consumo. Além das sua importância econômica,destaca-se também a sua relevância social, uma vez que a atende de forma ampla edemocrática às necessidades de consumo e de lazer da população de baixa renda. O objetivoprincipal do estudo é desenvolver um melhor entendimento sobre o fenômeno dos pólos derua localizados em dezenas de bairros de baixa renda na cidade de São Paulo e sobre apercepção dos varejistas em relação ao seu desempenho nessas localidades. , a importância darevitalização e de se trabalhar a atratividade, a evolução e decadência tanto no Brasil como noexterior. A metodologia de campo envolveu duas etapas. Inicialmente foi realizado um censoque mapeou e identificou a área de vendas e o setor varejista de mais de mil lojas localizadasem três representativos pólos comerciais de rua da cidade de São Paulo, de portes e regiõesdiferentes, localizados em bairros de baixa renda: São Miguel Paulista (pólo muito grande, naregião Leste), Vila Nova Cachoeirinha (pólo grande – Região Norte), e Capão Redondo (pólomédio p Região Sul. . Na segunda etapa foram 300 varejisgas desses pólos foramentrevistados. Para o tratamento dos dados foram realizadas análises descritivas e uma análisefatorial exploratória dos dados com o objetivo de estatisticamente melhor entender acorrelação entre as respostas dadas às questões da entrevista, para melhor ordená-las emcategorias. Apesar da diferença no porte dos 3 pólos, e da pequena amostra pesquisada,várias regularidades foram identificadas, tais como: a semelhante composição dos setoresvarejistas que compõem a oferta varejista de produtos e serviços nesses pólos; o fato de queentre 60 e 70% das unidades varejistas são lojas únicas, ou seja não pertencem a redes;presença de grandes redes nacionais nesses pólos. Entretanto, com base nas característicasdas lojas e na satisfação dos lojistas quanto a evolução das vendas, pode-se observar que ostrês pólos parecem atravessar estágios diferentes de seu ciclo de vida. O Pólo de São Miguelcomeça dar sinais de saturação e de uma suave inicio de fase de declínio. Já o pólo de VilaNova Cachoeirinha mostra-se em uma fase de maturidade e de estabilidade nas vendas desuas lojas. O pólo de Capão Redondo é o que dá claros sinais de fase de crescimento. Oslojistas sentem-se desassistidos pela ausência de políticas públicas que contribuam noprocesso da re-vitalização dos pólos. Reclamam da falta de policiamento e segurança dospólos, da falta de estacionamentos, e da ausência de apoio no desenvolvimento de associaçõesdos lojistas locais para a articulação de esforços conjugados para melhor enfrentarem odesafio da expansão e da concorrência crescente dos bem estruturados shopping centers.

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