EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Diferenças Geracionais na Avaliação da Lealdade a Suplementos Alimentares: um Estudo com Consumidores do Município de São Paulo


Informações

Código: MKT3051
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: Tema 05 - Marketing de Serviços e de Relacionamento

Autores

Anna Beathriz Bulhões Macedo Costa, Lígia Bossolano Calvente, Sarah Nussli Alvares, Mateus Canniatti Ponchio, Vivian Iara Strehlau

Resumo

Este trabalho tem por objetivo avaliar a relação entre geração e lealdade dosconsumidores às marcas de suplementos alimentares e também estudar a relação entre idade econsumo deste tipo de suplementos. O referencial teórico aborda os temas lealdade ediferenças geracionais, apresentando as características das três gerações estudadas. Os Babyboomerssão os indivíduos nascidos entre os anos de 1946 e 1964, atualmente com idade entre47 e 65 anos. Indivíduos da Geração X nasceram entre 1965 e 1977 compreendendo as idadesentre 34 a 46 anos e por fim os indivíduos da Geração Y nasceram entre 1978 e 2000,possuindo idade entre 11 a 33 anos. Uma survey foi realizada com a aplicação de umquestionário estruturado em uma amostra não probabilística de 302 respondentes. Para arealização da pesquisa, foram selecionados respondentes a partir de 18 anos, quandogeralmente ocorre o início do consumo de suplementos alimentares. Entre os respondentes,verifica-se que 41,49% fazem uso diário de suplementos alimentares e que 40,07% consomemalgum tipo de suplemento alimentar até cinco vezes por semana. Os principais resultadosmostram que indivíduos pertencentes à geração baby-boomer são mais leais às marcas desuplemento alimentar. Os indivíduos da geração Y são o grupo com a menor lealdade àsmarcas e a geração X, por sua vez, demonstra um nível de lealdade mediano. Outro resultadointeressante mostra que indivíduos da geração Y dão mais importância a características comoprestígio e status, uma indicação de que quanto mais jovens forem os indivíduos, maior será oapego às marcas que proporcionam a ele status e prestígio. Os resultados confirmam que osconsumidores baby-boomers são mais cautelosos e resistentes a mudanças, representandoassim os consumidores mais leais no consumo de suplementos alimentares. Ao analisar osegundo objetivo do estudo constata-se forte evidência de uma relação dependente entre idadee consumo de suplementos alimentares. Consumidores da geração baby-boomers,representados neste âmbito por idosos, apresentam hábito de compra de suplementos voltadospara complexos e reposições vitamínicas. Por outro lado, consumidores mais jovens ou dageração Y, consomem suplementos alimentares preocupados com a aparência e a auto-estima,ou seja, produtos que visam a hipertrofia, com a utilização de proteínas. Esse resultadoconfirma a tendência de crescimento da preocupação com o corpo, mantendo a boa forma pormeio de regimes, músculos e aumento da auto-estima. Como limitação do estudo pode-seindicar impossibilidade de generalização dos achados em função da utilização da amostragemnão probabilística e também possivelmente a validade do indicador de lealdade que poderiapassar por um processo de validação de conteúdo.

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