Lógica Dominante do Serviço (SDL) e a Co-Criação de Valor na Graduação em Administração do Ensino Superior Privado: Um Estudo Etnometodológico
Informações
Código: MKT904
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: Tema 05 - Marketing de Serviços e de Relacionamento
Autores
Flávio Régio Brambilla
Resumo
A co-criação de valor é uma prática imperativa no ambiente do serviço. Em certos casos éuma condição de qualidade, mas em outros, imprescindível, como na educação. Entender aeducação como um encontro de serviço não significa reduzir a importância desta atividade, esim qualificar suas práticas dentro de parâmetros conhecidos e qualidade pré-determinada. AEducação Superior Privada domina o panorama brasileiro, com números acima do patamar de80% dos futuros profissionais, dos quais os de negócios aparecem como a maior categoria dediscentes formados nos últimos anos. Diferenciar a mercantilização da educação de umaeducação conduzida dentro da Lógica Dominante do Serviço, Service Dominant Logic (SDL)é pertinente, visto que no entendimento deste estudo, os parâmetros educacionais históricossão carregados do viés ideológico, que pode ser substituído por métricas de qualidade isentasde ideologia, em parâmetros concretos, com vistas à maior qualidade de conteúdo possível.Com base na Teoria da Autodeterminação e motivação acadêmica dos alunos de graduação, oestudo busca identificar o ponto do ensino privado no qual o estudante como consumidor édirecionado a uma realidade mais próxima da ideal para aprendizagem, que é a face híbridadesta prerrogativa, onde o estudante é um co-criador no locus educacional. Por intervenção deEtnometodologia, através da aplicação da técnica de Vignettes aos estudantes do Bachareladoem Administração, identificou-se como a co-criação de valor se adapta ao setor de ensino. Osresultados destacam especialmente o papel da autodeterminação como elemento central paraco-criação, através da motivação intrínseca (desejo de aprender) em sua tênue relação commotivação extrínseca (avaliação). Identifica-se também que os estudantes podem ou não estarpredispostos à co-criar, o que se manifesta em três comportamentos (os alunos que desejaminteração, os que não interagem por falta de estímulo, e aqueles que não gostam do trabalhocoletivo). O entendimento dos estudantes investigados sobre o que constitui valor é limitadoaos aspectos de utilitariedade, ao encontro de outros estudos desenvolvidos com estudantes deAdministração e áreas afins no Brasil. Apesar da co-criação focar na idéia de valor, nemsempre o resultado para os stakeholders é a criação, podendo ser co-destruição de valor (porexemplo, quando apenas uma das partes na díade professor-aluno atinge seus objetivos). Emtermos conceituais, esta investigação avança na agregação e desenvolvimento dos conceitosda SDL, especialmente a co-criação de valor na educação superior privada de negócios. Nanova interpretação do conceito serviço educacional, e identificação da autodeterminação e damotivação autônoma e extrínseca como pólos que refletem no valor co-criado. Por fim, masnão menos relevante, a identificação da Etnometodologia como uma alternativa para explorarde maneira mais adequado contextos de valor social arraigado, como é o caso da educação.
Abrir PDF