Relação entre Rivalidade e Preços e suas implicações para a Estratégia Competitiva
Informações
Código: MKT1804
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: Tema 04 - Estratégias de Marketing
Autores
Kavita Miadaira Hamza, Lino Nogueira Rodrigues Filho, André Bueno Saab
Resumo
O presente artigo trata da análise da rivalidade, e tem como objetivo principal identificar ascorrelações existentes entre esta e a determinação de preços em uma dada indústria. Tal temaé abordado com maior ênfase em estudos de economia, mas ainda é pouco explorado emestudos no campo da administração, especialmente sobre seu impacto para a formulação deestratégias corporativas e formação de preços. Parte-se de uma revisão da literatura sobre asestruturas de mercado, com foco no mercado oligopolista, sobre índices de concentração demercado, sobre aspectos que influenciam a formação de preços da indústria e por fim sobreestratégias competitivas. Em seguida, relatam-se as análises dos dados de uma pesquisainédita de caráter quantitativo descritivo, realizada com amostras probabilísticas aleatórias deum cadastro prévio de 15 mil lojas de varejo, sendo que apenas os dados sobre umdeterminado bem de consumo foram analisados. A coleta de dados ocorreu entre os anos de2007 e 2010, de forma sistemática, tendo sido coletados dados sobre marcas, preçospraticados e volume de vendas. Os dados, que não apresentaram distribuição normal, foramanalisados por meio de estatísticas não-paramétricas. Foi utilizado o coeficiente de correlaçãoRó de Spearman e o coeficiente de correlação Tau de Kendall. Inicialmente comparou-se acorrelação entre três índices de concentração de mercado (HHI, C4 e número decompetidores). Uma vez que a correlação apresentou-se mais robusta para o índice de númerode competidores, todas as demais análises foram realizadas com base neste índice, e de seuefeito sobre a determinação de preços em cada região do país. Em 2007, o coeficiente decorrelação de Spearman ficou em -0,95 próximo ao valor máximo possível. Neste ano ocoeficiente de correlação de Kendall ficou em -0,80. Em 2008 os índices ficaram em -0,90 e -0,80 respectivamente. Em 2009 ficaram em -0,03 e +0,20. Em 2010 ficaram em -0,80 e -0,60.A análise dos resultados da pesquisa empírica, utilizando-se duas medidas distintas deestatística não paramétrica, confirma a existência de uma forte relação entre o nível derivalidade em um dado mercado, medido pelo número de competidores que participamdaquele mercado, e o nível de preços praticados. Os preços tendem a ser maiores emmercados de menor rivalidade. Essa conclusão está consistente com o modelo das CincoForças na qual Porter (1986) defende que a intensidade da rivalidade influencia os preçospraticados e por conseqüência a rentabilidade da indústria. A correlação fraca em 2009 sugereque outros fatores afetam a determinação de preços, que não apenas o nível de concentração erivalidade de um mercado. No caso específico de 2009, acredita-se que a forte criseeconômica mundial, iniciada em setembro de 2008, pode ter alterado a dinâmica de preço ecompetição em algumas regiões. Por fim, são apresentadas algumas implicações destesresultados para a formulação de estratégias competitivas nas organizações, em especial àsimplicações dos resultados para a política de preços das empresas bem como na análise deatratividade de mercados.
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