EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Proposta de uma Escala de Mensuração da Intensidade Moral de Dilemas Éticos da Atividade Gerencial de Turismo


Informações

Código: MKT2654
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: Tema 03 - Métodos de Pesquisa e Teoria em Marketing

Autores

Taís Alexandre Antunes Paes, Francisco José da Costa

Resumo

Este estudo tem como objetivo propor uma escala de mensuração do construto intensidademoral especificamente para o contexto decisorial de turismo. A revisão da literatura indicouque o construto intensidade moral não possuía uma escala validada para este contexto, emborahajam propostas diversas para contextos genéricos. O construto intensidade moral foiproposto por Jones (1991) tendo por base outros modelos de tomada de decisões éticas comoos de Ferrell e Gresham (1985), Treviño (1986) e Hunt e Vitell (1986). Estes modelosbasearam-se em características organizacionais para a tomada de decisão ética.Diferentemente destes, o modelo de Jones (1991) destaca a importância da avaliação dotópico moral em si, considerando que diante de uma situação de dilema ético, cada indivíduoreagirá de maneira diferente em varias intensidades. Neste sentido, Jones (1991) evidenciaseis características que constituem a intensidade moral, sendo elas: magnitude dasconsequências, consenso social, probabilidade de efeito, imediatismo temporal, proximidade econcentração do efeito. Como contexto empírico desta pesquisa, optou-se por realizar umestudo sobre os dilemas éticos enfrentados pelos gestores da atividade turística. A atividadeturística vêm ganhando ênfase nas ultimas décadas por ser uma atividade que tem contribuídopara o desenvolvimento econômico de várias regiões. Tal atividade apresenta importância doponto de vista social, na medida em que, a tomada de decisão de um gestor pode gerarbenefícios ou malefícios sobre a sociedade no qual o turismo está inserido. O gestor do setorturístico está constantemente se deparando com situações de dilemas éticos em que suashabilidades são colocadas em teste, no sentido de analisar, por exemplo, se os benefícioseconômicos de um empreendimento turístico vale mais apena do que a preservação local.Considerando tais colocações e em alinhamento com tendências contemporâneas da teoria damensuração, foram desenvolvidos três cenários com diferentes contextos (social, econômico eambiental) associados a dilemas éticos da prática gerencial em turismo, mais seis itens demensuração, um para cada dimensão da intensidade moral. Para o desenvolvimento evalidação da escala foram utilizadas três amostras, duas com estudantes e uma com gestoresem prática. Os testes empíricos indicaram a consistência dos itens e dos cenáriosdesenvolvidos, com as variações de percepções os tipos de cenários e os grupos em estudo,sendo identificados na escala evidencias de validação de conteúdo, face e critério. Ao finalsão propostas idéias de aplicações da escalas e pesquisas futuras.

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