Articulando a Etnografia e a Grounded Theory na Pesquisa do Consumidor: Relatos de uma Experiência de Campo
Informações
Código: MKT1217
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: Tema 03 - Métodos de Pesquisa e Teoria em Marketing
Autores
Marcelo de Rezende Pinto, Leonardo Lemos da Silveira Santos
Resumo
Uma vez que já é possível encontrar no Brasil alguns trabalhos que contemplam questõesatinentes ao histórico, tipologias e principais características da etnografia e da groundedtheory, este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de campo de um pesquisador quebuscou articular em um mesmo desenho de pesquisa as duas metodologias. A intenção é,portanto, promover o compartilhamento de experiências e vivências de pesquisadores que jáse aventuraram por estas searas que ainda geram dúvidas e incertezas acerca de sua conduçãoe operacionalização. Para isso, buscou-se dividir o trabalho em três partes distintas. Naprimeira parte, foram apresentadas de forma sucinta as duas metodologias de uma maneiraampla, introduzindo alguns dos seus princípios fundamentais a fim de familiarizar o leitor“não iniciado” com a temática da discussão. Na segunda parte, chegou-se ao ponto principaldo texto. Foram descritos os principais pontos do trabalho de campo que foi realizado com oobjetivo de investigar a forma como os consumidores brasileiros oriundos das classes maispopulares vivenciam suas experiências de consumo de produtos eletrônicos. Pode-se afirmarque o foco central da pesquisa foi a busca por entendimento das experiências de consumo dosconsumidores brasileiros de baixa renda, por meio da construção de uma teoria substantiva,considerando-se, neste contexto, a percepção que esse estrato de consumidores tem de suasexperiências de consumo de eletrônicos. Quanto à dimensão espacial, foram investigadosconsumidores de baixa renda que residem em uma das regiões mais pobres de uma grandecapital brasileira. A preocupação preponderante dessa parte não é simplesmente apresentar osresultados da pesquisa, mas sim seu processo de construção com ênfase nos desafiosenfrentados pelo pesquisador. Finalmente, na última parte, o artigo destaca algumas reflexõesacerca das exigências práticas para a “operacionalização” de pesquisas comprometidas com“espírito” da etnografia e da grounded theory, bem como apresenta algumas questões aindaem aberto (se é que há alguma já fechada) que exigem ainda uma reflexão maior. É tambémnesta parte que são apresentadas as dúvidas, os dilemas, as dificuldades e as angústiasvivenciadas ao longo de todo o processo de pesquisa contadas por quem passou por elas. Porfim, de forma breve, tentou-se esboçar, à guisa de uma conclusão, as possíveis contribuiçõespara a pesquisa do consumidor da articulação entre as metodologias. Espera-se, com isso, nãosó fornecer algumas pistas para aqueles que pretendem desenvolver pesquisas nos moldes daetnografia e da grounded theory, mas também instigar e convidar os demais colegas que jádesenvolveram pesquisas segundo essas abordagens metodológicas, a também compartilharsuas idéias e vivências de modo que possamos refletir sobre nossas práticas de fazer pesquisasobre consumo em uma perspectiva socialmente construída.
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