EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Percepções e Significados do Lazer do Jovem de Baixa Renda: Um Estudo Exploratório em uma Comunidade da Zona Sul Carioca


Informações

Código: MKT2335
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: Tema 02 - Cultura e Consumo

Autores

Fábio Francisco de Araujo, Marie Agnes Chauvel, Marianne Fatio Schulze

Resumo

A população de baixa renda representa atualmente mais da metade da população brasileira,proporção tal que representa mais de 100 milhões de consumidores em todo país (Suzuki,2008). Esses consumidores, que vêm aumentando seu potencial de consumo ao longo dosanos, começaram a atrair o interesse de pequenas e grandes corporações a partir de meados dadécada de 1990 (Duailibi & Borsato, 2008). Prahalad (2005) destaca a relevância desse vastosegmento de consumidores e também a necessidade de abordá-los com uma visão inovadora.Dessa forma, as empresas devem aproveitar as oportunidades advindas de um posicionamentoestratégico adequado para um enorme número de consumidores de baixa renda, ávidos poradquirir produtos de qualidade e com preços compatíveis com seu poder aquisitivo(Giovinazzo & Wright, 2004). Todavia, no Brasil, ainda se sabe muito pouco sobre essesconsumidores, que foram, por décadas, praticamente ignorados pelas pesquisas acadêmicas ede mercado. Em especial, o tema do lazer para esses grupos foi muito pouco estudado. Demodo geral, até recentemente, as possibilidades de acesso ao lazer por parte da população debaixa renda no Brasil eram restritas, seja por falta de espaço ou por falta de recursos (Almeida& Gutierrez, 2005). Contudo, essa realidade foi mudando ao longo dos últimos anos (Barros& Rocha, 2007). Este estudo, de caráter exploratório, investigou o comportamento dessegrupo de consumidores no que diz respeito ao lazer: as opções a que têm acesso, suaspreferências, as razões de suas escolhas, assim como o significado das atividades de lazer.Para isso, selecionou-se uma comunidade de baixa renda da cidade do Rio de Janeiro. Apesquisa foi dividas em duas etpas, primeiramente realizou entrevistas com líderes dacomunidade, levantamento que permitiu conhecer as características básicas da comunidade eidentificar as alternativas disponíveis de lazer. Na segunta etapa, optou-se por utilizar umquestionário semi-estruturado, aplicados a jovens entre 15 e 25 anos da comunidade. Aamostra contou com um total de 80 (oitenta) respondentes. As informações obtidas nasegunda etapa da pesquisa foram analisadas de forma qualitativa e quantitativa. A análisequalitativa buscou compreender e descrever o nível de importância concedido pelos jovens aolazer, analisando as percepções em relação ao significado do lazer e uso do tempo livre. Aanálise de quantitativa foi realizada por meio de uma análise de clusters que identificouquatro segmentações a partir das respostas apresentadas pelos jovens de Vila Canoas sobresuas percepções e significados do lazer. Considerando suas respectivas características, osquatro clusters identificados e foram chamados de “lazer em família”, “lazer consciente”,“lazer bem-estar” e “lazer descanso”. De acordo com os resultados encontrados nestapesquisa, o lazer se aproxima de questões importantes para o bem-estar social das pessoas,tais como qualidade de vida, diversão, entretenimento, descanso, tranqüilidade, convíviofamiliar, convívio entre amigos, incentivo à atividade física e valorização da cultura, mas nãoé necessariamente reconhecido como um produto a ser consumido.

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