EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


O Estilo de Vida da Tribo do Surf e a Cultura de Consumo que a envolve


Informações

Código: MKT2249
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: Tema 02 - Cultura e Consumo

Autores

Rodrigo Costa Segabinazzi, Walter Meucci Nique, Diego Costa Pinto

Resumo

O consumo não está ligado apenas ao valor funcional dos produtos, mas sim aos símbolos queeles representam (MCCRACKEN, 1986; FEATHERSTONE, 1995). As posses possueminfluência na identidade do indivíduo, que busca produtos para se associar a grupos ou a subgruposno seu cotidiano (BELK, 1988; SHOUTEN e MCALEXANDER, 1995 ; COVA,1999; 2010; MAFESSOLI, 2006). Sub-culturas de consumo, comunidades de marca e tribostem se tornado grupos cada vez mais observados tanto pela academia de marketing comopelas marcas. Estudos como os de Irwin (1973), indicam a possibilidade de uma organizaçãosemelhante representada pela figura do surfista. Esse grupo possui uma visão diferente domundo, fala uma linguagem própria e possuí símbolos como a prancha de Surf que ocaracterizam (IRWIN, 1973). O surf é um dos esportes que apresenta anualmente um dosmaiores crescimentos em número de praticantes em todo o mundo. No Brasil, essa indústriafatura mais de 5 bilhões de reais por ano. O Brasil é o segundo país do mundo que maisconsome artigos relacionados ao surf (BITENCOURT ET AL, 2006; FORNECK, 2008). Esseestilo de vida do surfista é atraente pois o diferencia da sociedade enquanto grupo. Nessesentido, pesquisas apontam que no Brasil, cerca de 90% desse consumo de produtosrelacionados ao Surf se dá por Simpatizantes do esporte e do estilo de vida do surfista(FORNECK, 2008; SCHIFINO, 2002). Com essa perspectiva em mente, o presente estudoteve como objetivo investigar a existência de uma sub-cultura de consumo relacionada ao Surfno Brasil. O estudo buscou entender também a relação das posses tanto para o Surfista comopara o simpatizante, que é o grande consumidor desse mercado (FORNECK, 2008), e arelação das empresas do setor com esses indivíduos. Para esse fim foi seguida uma abordagemqualitativa multi-métodos, com utilização e a integração das técnicas de videografia,observação não-participante, entrevistas em profundidade e elicitação visual. Além deentrevistas com Surfistas, simpatizantes e representantes de empresas ligadas ao esporte(Gerentes de loja, Gerentes de Marketing) foram realizadas observações a lojas de Surf e a umtorneio comemorativo do esporte. Os resultados apontam a não existência de uma sub-culturade consumo do Surf, mas a existência de uma tribo identificada na figura do Surfista. Essatribo se integra por um estilo de vida comum, baseado em ideais como o amor ao esporte, acomunhão com a natureza, um estilo de vida saudável e uma linguagem própria. Os resultadostambém apontam que o simpatizante simboliza e está inserido em uma grande cultura deconsumo, em que o mesmo busca roupas e acessórios para ser identificado dentro dasociedade. Observa-se também a ação das marcas de Surf na apropriação dos ideais e do estilode vida do surfista para vender um cenário e um estilo de vida ao simpatizante.

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