EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Relações Comerciais no Mercado Consumidor sob a Ótica da Cultura Brasileira


Informações

Código: MKT701
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: Tema 02 - Cultura e Consumo

Autores

Cléria Donizete da Silva Lourenço

Resumo

Este artigo é parte dos resultados de uma tese de doutorado que teve como objetivo geralcompreender como os traços culturais brasileiros e mineiros se manifestam nas relações de trocacomercial entre funcionários de micro e pequenas empresas varejistas e seus consumidores. Dada alimitação de espaço, serão apresentados, neste trabalho, somente o referencial teórico e osresultados referentes à cultura brasileira. Partindo do pressuposto de que a relação de trocacomercial é também uma relação humana e social procurou-se tratar a troca como um fenômenosocial. A cultura é entendida como “um estilo, um modo e um jeito de fazer as coisas”(DAMATTA, 1989, p. 17). Os traços nacionais são entendidos como características gerais que sãocomuns ou frequentes na maioria dos brasileiros. Nesse sentido, eles representam aquelespressupostos básicos que cada indivíduo utiliza para se reconhecer como brasileiro. (FREITAS,2006). A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em cinco empresas varejistas de ummunicípio de pequeno porte no Sul de Minas Gerais: um supermercado, uma farmácia, umapanificadora, um posto de combustíveis e uma loja de hortifrutigranjeiros. Os dados foramcoletados durante o período de um ano (dez/2008 a dez/2009) utilizando-se como métodos aobservação não-participante e a entrevista. Para tratamento dos dados utilizou-se a análise deconteúdo. Quanto aos resultados, evidenciou-se como o personalismo, a cordialidade, a nãovalorização do trabalho manual, a aversão ao conflito, a malandragem e o jeitinho se manifestaramnas relações comerciais. A principal conclusão a que se chegou é a de que a realidade das trocascomerciais no varejo é complexa e multifacetada tanto quanto o é a cultura brasileira. Entende-seque os resultados trazem implicações teóricas e metodológicas para a área acadêmica de marketinge implicações gerenciais, especialmente para as empresas varejistas. Em termos teóricos, estetrabalho se configura como uma tentativa de trazer para a área acadêmica de marketing a discussãosobre cultura brasileira. A identificação desses traços e o estudo de suas influências nas relaçõescomerciais se revestem de importância estratégica para a geração de conhecimento que leve emconta a influência da rica e diversificada cultura brasileira nas relações de negócios. Entende-se queesse esforço é também relevante porque, na área de marketing, há uma tendência a se voltar parafenômenos complexos, o que significa, quase sempre, algo sofisticado relacionado às grandesempresas e aos grandes centros. O universo das MPEs, o varejo e, especialmente, o interior do país,passam quase que despercebidos. Em termos metodológicos, destacou-se a contribuição que ométodo da observação pode proporcionar quando se pretende fazer uma investigação “por dentro”da realidade dos atores. Nesse caso, observar as pessoas durante o processo de troca. Em termosgerencias, destaca-se que as filas merecem uma atenção especial dos gerentes de empresasvarejistas uma vez que elas são causas de problemas tanto para os funcionários quanto para osclientes.

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