Consumo da Base da Pirâmide: Uma Análise Bibliométrica do Estado da Arte na Produção Academica no Brasil
Informações
Código: MKT2980
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: Tema 01 - Comportamento do Consumidor
Autores
Vitor Koki da Costa Nogami, Mario Nei Pacagnan
Resumo
Tendo como referência o consumo da base da pirâmide, também conhecido como Botton ofPyramid (POB), o presente trabalho realiza um levantamento de todas as publicaçõesrealizadas em todos os eventos ENANPAD e EMA, identificando trabalhos ligados ao tema.O estudo, além de realizar uma revisão da literatura sobre o assunto consumo da base daPirâmide, esclarece eventuais dúvidas e terminologias variadas adotadas pela academia parase referir ao assunto uma vez que se percebeu certa controvérsia quanto à adoção e empregodos termos para representar essa fatia de mercado. O estudo parte de um quadro conceitual eintrodutório sob efeito da publicação seminal de Prahalad e Hammond (2002) aliado aotrabalho de Prahalad e Hart (2002) que foi responsável por abrir espaço e chamar a atençãoquanto ao imperativo das populações menos favorecidas em termos globais de renda, porémcom particularidades e potenciais que precisam ser observados por parte das organizações.Cabe destacar ainda que o estudo também discute a questão da adoção da metododologiabibliométrica como alternativa estratégica para esse tipo de abordagem. A bibliometria tem seapresentado como uma aliada dos pesqusiadores, especialmente em se tratando de umaperspectiva de noção da arte do conhecimento em várias áreas. Nesse sentido o pesquiadorobtém um quadro analíticop importante no qual pdoerá mover-se em opções alternativas decampos de pesquisa. Por meio do mapeamento bibliométrico realizado foi possível identificar40 trabalhos abordando o tema do consumidor da base da pirâmide em todas as versões doseventos ENANPAD E EMA. A principal discussão resultante do trabalho está relacionadacom a definição de baixa renda. Alguns autores consideram a classe C como sendo da base dapirâmide, já outros consideram apenas as classes D e E. Os trabalhos, embora diversos, dãoidéia do quão pouco explorado é o tema dentro da academia de marketing no Brasil,diferentemente de outros países onde se percebe uma maior preocupação em torno dadiscussão e pesquisa sobre o assunto. Todavia, isto é reflexo de um novo nicho de mercado eum novo nicho de publicação na área de Administração e Marketing no Brasil. Embora tardio,o assunto é realidade no Brasil e apresenta muitos desafios a serem vencidos. Nessaperspectiva o estudo pode contribuir para a reflexão sobre a necessidade de se incentivar apesquisa e a publicação nessa vertente. Estudos mais aprofundados e uma quantidade maiorde trabalhos devem ser realizados para que um conceito seja ampliado e qualificado. Destacasepor fim a contribuição estratégica do trabalho que serve de partida para inúmeras outrasproposições de estudos futuros especialmente por demarcar o campo e apontar as lacunas deestudos.
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