Ritos e Rituais de Consumo: Um Estudo Netnográfico sobre o Colecionismo do Toy Art no Brasil
Informações
Código: MKT1901
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: Tema 01 - Comportamento do Consumidor
Autores
Renata Andreoni Barboza, Rogério Ramalho da Silva, Eduardo André Teixeira Ayrosa
Resumo
Coleções são muito comuns entre os consumidores e desde que o antigo Egito foi unificadocomo reino (3.150 a.C.), elas são consideradas uma pista importante para o status e posição dealguém. O presente estudo aborda o consumo como um fenômeno social e enxerga ocolecionismo como uma forma de consumo apaixonada. Esta pesquisa tem como objetivocompreender a motivação dos colecionadores de Toy Art e sua relação com seus bens deconsumo, além de explorar os principais ritos e rituais envolvidos neste tipo de colecionismo.A sustentação teórica deste trabalho se deu pelo aprofundamento dos temas levantadosanteriormente por Belk (1995) e Slater (1999) sobre a temática do colecionismo; Barbosa &Campbell (2006) e McCracken (2003), em seus estudos sobre cultura e consumo; e Douglas& Isherwood (2004) e Segalen (2002), que estudaram os ritos e rituais. Este estudo possuicaráter exploratório, sendo conduzido com entrevistas individuais em profundidade com ointuito de deixar emergir os sentimentos e emoções dos respondentes, para uma melhororientação na direção das análises dos dados obtidos. Os dados foram coletados junto a 14colecionadores de Toy Art, de ambos os sexos, com idades entre 19 e 38 anos, residentes nosestados de Belo Horizonte, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e o DistritoFederal, durante os meses de julho a setembro de 2009. Para atingir os objetivos propostos, ométodo de pesquisa adotado foi qualitativo, de inspiração netnográfica, com priorização dosujeito e da subjetividade, utilizando-se uma forma interpretativa para a análise dos dados. Asentrevistas foram realizadas no período de julho a novembro de 2009 de forma on-line, viaskype ou MSN (ferramentas de conversação instantânea), de acordo com a preferência doentrevistado, e tiveram duração média de uma hora e meia cada. Além do conteúdo dasentrevistas, foram coletadas anotações de campo realizadas em encontros de Toy Art, nosquais a pesquisadora participou, além de informações fornecidas posteriormente, einformalmente, pelos entrevistados. Através da análise de conteúdo, foram observadas ascategorias de colecionismo e ritos e rituais. Os resultados observados demonstraram que ocolecionismo está relacionado muito mais aos sentimentos e emoções do que a razão ou claranecessidade do produto, visto que muitos colecionadores deixam de comprar bens essenciaispara a sua sobrevivência, somente para satisfazer os desejos e emoções que este colecionismooferece. O ato de colecionar mostrou-se um micro-cosmo de consumo sofisticado (ouconsumo informado, refletido) e um tipo de consumo conspícuo, onde o colecionador vai embusca daquilo que é capaz de dar concretude a seu ideal temático, escolhendo objetos que oscompletam. Durante os rituais, os colecionadores de Toy Art transferem o significado daquelebem de consumo para eles mesmos, possuindo a partir de então, características antespertencentes apenas ao seu bem de consumo.
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