EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Pessoas com Deficiência Visual e Consumo em Restaurantes: Um Estudo Utilizando Análise Conjunta


Informações

Código: MKT55
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: Tema 01 - Comportamento do Consumidor

Autores

Marina Dias de Faria, Jorge Ferreira da Silva

Resumo

A despeito de uma parcela expressiva da população brasileira apresentar algum tipo dedeficiência, acadêmicos e praticantes no Brasil parecem desconsiderar esse mercado. Diantede um cenário em que pessoas com deficiência (PcD) enfrentam muitas barreiras para exercerquase todos os papéis sociais, incluindo o de consumidores, nesta pesquisa optou-se porabordar as demandas de pessoas com deficiência visual em restaurantes na cidade do Rio deJaneiro. O objetivo principal do estudo foi determinar a importância relativa que as pessoascom deficiência visual dão aos atributos do serviço de restaurantes em momentos de lazer e autilidade associada por tais consumidores aos níveis desses atributos. Para atingir esseobjetivo, utilizou-se a técnica multivariada de análise conjunta, que vem sendo amplamenteutilizada por autores estrangeiros da área de Marketing. A pesquisa teve por objetivointermediário identificar os fatores mais importantes no que tange à experiência de consumopor pessoas com deficiência visual em restaurantes do Rio de Janeiro em ocasiões de lazer. Ofoco em deficientes visuais é respaldo pela literatura, que aponta essas pessoas comodesprivilegiadas em termos de pesquisas acadêmicas, mesmo considerando somente ostrabalhos voltados para os consumidores com deficiência – não obstante haver no Brasil,segundo dados do IBGE, aproximadamente 17 milhões de pessoas com deficiência visual.Existiu a necessidade de focar no consumo em restaurante em ocasiões de lazer, pois diversosestudos mostram que os atributos de um restaurante valorizado pelos consumidores variamdependo da ocasião na qual ele é freqüentado. A parte empírica da pesquisa foi estruturada emduas etapas. Na primeira, foram conduzidos grupos de foco com o objetivo de identificar osprincipais atributos de serviços e seus níveis para deficientes visuais em restaurantes emmomentos de lazer. Na segunda etapa foi aplicado um questionário e, de posse dos resultadosdessa survey, passou-se à análise conjunta. Os resultados da investigação apontaram cincoatributos como sendo os mais importantes para os sujeitos pesquisados: a ambiência, oatendimento, o formato da mesa, o acesso ao garçom e o cardápio. Para cada um dos atributosforam apontados dois ou três níveis. O “acesso ao garçom” teve a maior importância relativa,e o nível desse atributo com maior utilidade parcial foi o botão para chamar o garçom pormeio de uma campainha. O atributo “atendimento” teve a menor importância relativa. Diantedo que foi apontado pelos participantes dos grupos de foco, sugere-se que, em restaurantes doRio de Janeiro os consumidores com deficiência visual parecem não ter suas demandasatendidas. Na última sessão do artigo são apresentadas as conclusões e as sugestões paraestudos futuros.

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