Proposta de Modelo Associado para Avaliação de Treinamentos em Nível de Resultados Organizacionais
Informações
Código: GPR2997
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 09 - Conhecimento, Aprendizagem e Competências
Autores
Alexandre Laval da Silva, Ailton Bispo dos Santos Junior
Resumo
Apesar dos investimentos das empresas em atividades de Treinamento,Desenvolvimento e Educação (TD&E), o número de pesquisas sobre avaliação dessasatividades em nível de resultados organizacionais é insuficiente. Segundo literatura nacional eestrangeira, tal lacuna de pesquisa é expressiva e é decorrente, dentre outros motivos, dadificuldade para identificação de indicadores de desempenho organizacionais que sejamsensíveis aos efeitos do treinamento e da dificuldade para definição de fatores contextuaisintervenientes nesses resultados. O objetivo do presente estudo foi propor, para a avaliação detreinamentos em nível de resultados organizacionais, a utilização do Modelo Lógico,ferramenta oriunda da teoria do programa, de forma associada ao Modelo IMPACT, modelode avaliação em TD&E com legado empírico. A partir da associação entre modelos, iniciou-sea construção do modelo lógico com a finalidade de identificar as variáveis preditoras dosprocessos de transferência e impacto do treinamento e dos níveis de resultados e suas relaçõesde causalidade, considerando os itens propostos no modelo teórico e na revisão da literaturasobre o tema. As técnicas utilizadas foram análise documental do material instrucional docurso, de dados dos participantes, de relatórios do curso e a realização de grupos focais comos egressos, planejadores do curso, educadores e demandantes do curso. Para facilitar aaplicação do Modelo Lógico em avaliação de atividades de TD&E, foi feita a escolha de ummodelo de avaliação em TD&E, e a integração entre o arcabouço teórico existente em TD&Ee os conceitos da teoria do programa. O estudo observou a seguinte seqüência metodológica:foi escolhido um modelo teórico de pesquisa; elaborado o modelo lógico para avaliação dotreinamento estudado, incluindo a definição de indicadores em nível de resultados individual eorganizacional. Foi escolhido um curso de vendas e crédito para pessoa jurídica realizado emâmbito nacional por uma instituição financeira, com base nos seguintes aspectos: o cursoescolhido está alinhado as estratégias da instituição financeira, possui objetivos institucionaisrelacionados à melhoria de resultados organizacionais e foi desenvolvido de acordo com todasfases preconizadas nos sistemas de TD&E. Concluiu-se que o modelo proposto apresentabenefícios para a superação da lacuna de pesquisa sobre o tema e observou-se que a utilizaçãodos modelos lógicos é fundamental para que a área de TD&E continue avançando naprodução sistematizada de conhecimentos e explicações causais e é sugerida uma agenda depesquisa para o tema.
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