Aprendizagem nas Organizações: Análise das Abordagens Paradigmáticas Presentes nos Artigos da Temática Publicados Entre os Anos de 2006 a 2010
Informações
Código: GPR2691
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 09 - Conhecimento, Aprendizagem e Competências
Autores
Sergio Ademar Fonseca
Resumo
Este trabalho é fruto de uma tentativa de traçar um comparativo entre as abordagensparadigmáticas adotadas nos artigos relacionados à temática da aprendizagem nasorganizações publicados em periódicos nacionais entre os anos de 2006 a 2010. O ponto departida para a realização da análise proposta está ancorado nos trabalhos de Morgan (2005),Cooper e Burrel (2007), Vieira e Caldas (2006) e Alvesson e Deetz (1998). A questão queorienta a execução do presente trabalho indaga: “Que alterações podem ser inferidas nastendências paradigmáticas adotadas nos artigos relacionados à temática daaprendizagem nas organizações quando analisados artigos publicados entre os anos de2006 a 2010?”. Como objetivo geral foi estabelecido: analisar as tendências presentes naprodução científica nacional em aprendizagem nas organizações entre os anos de 2006 a2010. Os objetivos específicos estabelecidos foram: a) realizar um levantamento da produçãona temática de aprendizagem nas organizações em revistas nacionais qualificadas no mínimocomo B2 pelo sistema Qualis-CAPES, sendo que as revistas deveriam estar vinculadas aANPAD ou a programas de pós-graduação Stricto Sensu avaliados no mínimo com nota 5 naavaliação da CAPES do triênio 2007 a 2009 b) analisar as tendências paradigmáticaspresentes na produção nacional estabelecida no objetivo anterior. A metodologia adotaenvolveu a seleção do período de análise, a definição dos critérios de escolha dos periódicos,a leitura das palavras chave e dos resumos, a seleção resultou em 20 artigos, os quais foramlidos na integra para que as análises pudessem ser feitas. A partir da análise foi possívelperceber que não há explicitação em relação aos paradigmas adotados por parte dos autores, oque pode traduzir falta de preocupação com esta questão ou falta de clareza em relação aquestões tanto epistemológicas quanto ontológicas adotadas na condução dos trabalhoscientíficos, o que é grave. Como resposta a questão de pesquisa é possível afirmar que osestudos de aprendizagem nas organizações apresentam duas tendências. A primeira dizrespeito a um aumento na quantidade de publicações em periódicos, sendo que para o ano de2006 foi encontrado 01 artigo, para o ano de 2008 4 artigos e para 2009 e 2010 a quantidadefoi de 5 artigos em cada um dos anos. A segunda confirma que há uma mudança nadistribuição das tendências paradigmáticas adotadas nas publicações. A publicação de 2006estava fundamentada no paradigma funcionalista, no ano de 2008 foram 03 no paradigmainterpretativistas e 01 funcionalista, 2009 foram 5 interpretativistas e em 2010 foram 03interpretativistas, 01 humanista radical e 01 funcionalista.
Abrir PDF