EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Variáveis Preditivas de Evasão e Persistência em Treinamentos a Distância


Informações

Código: GPR2453
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 09 - Conhecimento, Aprendizagem e Competências

Autores

Patrícia de Andrade Oliveira Sales, Gardênia Abbad, Jussara Lima Rodrigues

Resumo

Este artigo descreve uma pesquisa que objetivou identificar variáveis preditivas depersistência e evasão em treinamentos a distância. A literatura da área fornece indícios de quevariáveis inerentes ao desenho do curso, a características individuais dos participantes e aocontexto no qual o aluno está inserido podem influenciar na permanência ou abandono dosalunos. O presente estudo foi realizado na Embrapa – Empresa Brasileira de PesquisaAgropecuária junto a uma amostra de profissionais egressos de treinamentos técnicos egerenciais, fornecidos pela empresa por meio de um ambiente virtual de ensinoaprendizagem.Os dados da presente pesquisa foram coletados por meio de questionáriosvalidados que permitiam avaliar a percepção dos alunos sobre os fatores que facilitaram,dificultaram ou obstaculizaram a sua permanência nos treinamentos. Os questionários foramdigitalizados e os links foram enviados aos participantes pela internet no período de agosto de2008 a agosto de 2009. A amostra final de respostas válidas foi de 535 concluintes e 48evadidos. Entre os respondentes, 50,7% eram homens e 71,2% possuíam de 31 a 50 anos. Asrespostas numéricas dos participantes ao questionário foram submetidas a análises deregressão logística, visando à investigação da influência exercida por características dotreinamento, do contexto e do perfil dos participantes dos treinamentos sobre a variávelcritério:situação do participante ao final dos cursos (concluinte/evadido). São definidos como“evadidos” os alunos que iniciaram o curso, mas não realizaram as atividades obrigatóriaspara conclusão e certificação. Os resultados mostraram que foram maiores as chances deconcluir o treinamento para aqueles que expressaram auto-avaliações mais favoráveis dedisciplina para estudar e de interesse pelo curso e manifestaram maior satisfação com odesempenho dos tutores. Além disto, os resultados mostraram que o fato de os estudantessaberem utilizar a ferramenta de interação, denominada “Fórum de Discussão”, relataremmais tempo para se dedicarem ao curso e menos problemas familiares, aumentou suas chancesde concluírem os treinamentos. Houve maior evasão nos treinamentos gerenciais do que nostécnicos. O desenho do curso não influenciou a explicação da evasão dos alunos,possivelmente em função da pouca diversidade entre a estrutura dos cursos analisados.Variáveis demográficas, como gênero e idade, também não mostraram relação com apermanência ou abandono. Ao final, são discutidas as principais limitações da pesquisa, bemcomo algumas implicações teóricas, práticas e metodológicas dos resultados deste estudo paraa área de treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho.

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