EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Avaliação da Efetividade de Treinamentos Organizacionais


Informações

Código: GPR1849
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 09 - Conhecimento, Aprendizagem e Competências

Autores

Pedro Paulo Murce Meneses, Gardênia Abbad

Resumo

Avanços consideráveis foram observados no que diz respeito à compreensão dos efeitos detreinamentos organizacionais em termos de satisfação, aprendizagem e impacto nodesempenho individual. Acerca dos efeitos sobre o desempenho de grupos e organizacional,contudo, a produção científica e de tecnologias capazes de orientar estudiosos e praticantesinteressados na temática ainda é escassa. O presente estudo objetivou, assim, avaliar oimpacto de um curso de desenvolvimento regional sustentável (DRS) na efetividade daimplementação de uma estratégia negocial, de mesmo nome, praticada por uma instituiçãofinanceira atuante em todo o território brasileiro. As seguintes etapas foram cumpridas: (i)pesquisa documental para elaboração de um modelo lógico que especificasse as relações decausa e efeito entre diversos resultados associados ao treinamento; (ii) levantamento, por meiode dois grupos de foco, para validar o modelo lógico proposto; (iii) quase-experimento, a fimde testar a hipótese de que, controlada a influência de variáveis de natureza contextual,unidades organizacionais dotadas de quantidade maior de funcionários certificados para atuarcom foco em DRS (n=372 unidades) gerariam maior efetividade na implementação daestratégia negocial do que unidades com quantidades menores de treinados (n=400); e (iv)levantamento, por meio de oito entrevistas e com vistas a clarificar os resultados estatísticosantes obtidos, junto a gerentes de unidades antes amostradas. Tais etapas culminaram, assim,com a proposição de um modelo lógico que, na visão dos atores partícipes da validação,especificava claramente as relações entre o treinamento e os resultados, de curto, médio elongo prazo, objetivados pela instituição. Entretanto, as análises de covariância realizadas nãoapontaram para diferenças significativas na efetividade da implementação da estratégia deDRS em função de as unidades organizacionais selecionadas contarem com quantidadesmaiores ou menores de funcionários treinados. Então as entrevistas finais tornaram clara aconstatação de que, durante a composição e validação do modelo lógico referido, diversasvariáveis contextuais, como sobrecarga de trabalho e metas concorrentes com aquelasassociadas à efetividade da estratégia de DRS, foram negligenciadas, ou em função de nãoterem sido identificadas ou pelo fato de os indicadores referentes não estarem disponíveis nainstituição. Esta pode ser considerada a principal limitação desta pesquisa. Além disso, aproposição de um modelo empírico de avaliação posteriormente à realização do curso onerouconsideravelmente a concretização desta pesquisa. Apesar de tais limitações, esta pesquisadestaca-se pelas contribuições para o avanço do conhecimento sobre processos de avaliaçãode treinamento em níveis mais elevados de análise. A proposição de modelos lógicos comoferramenta útil à compreensão das relações de causalidade entre programas de treinamento eefeitos no nível da organização, bem como a diversificação de delineamentos, métodos,procedimentos e técnicas de pesquisa, pode ser considerada a principal contribuição doestudo, à medida que representam orientações iniciais para estudiosos e pesquisadoresinteressados em temática ainda pouco desenvolvida na literatura científica da área.

Abrir PDF