Aprendizagem e os Processos de Criação de Logotipos - Estudo de Casos Múltiplos em Agências de Publicidade e Design
Informações
Código: GPR1788
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 09 - Conhecimento, Aprendizagem e Competências
Autores
Luana Yara Miolo de Oliveira, Roberta Cristina Sawitzki, Claudia Simone Antonello
Resumo
Na última década, os estudos focando a relevância e a natureza da aprendizagemorganizacional têm aumentado significativamente, trazendo outras visões para o fenômeno com ainclusão de contribuições de diversas áreas ramificadas em diferentes perspectivas. Dentre essasperspectivas, uma vertente que vem ganhando espaço é a Perspectiva Cultural, a qual se utiliza daestética e da cultura como forma de análise de fenômenos organizacionais. O tema dessapesquisa, o processo de aprendizagem nas organizações à luz da teoria da estética organizacionalno processo de criação de logotipos, torna-se relevante diante da perceptível necessidade decomunicação, por parte das organizações, com seu público por meio de ferramentas visuais.Nesse contexto, o logotipo surge como um símbolo mediático, por meio do qual as organizaçõesbuscam demonstrar ao mercado alguns aspectos organizacionais, tais como valores e ramo denegócio. Assim, a proposta desse trabalho foi a de identificar e analisar como ocorre aaprendizagem no processo de criação de logotipos à luz da teoria da estética organizacional,levando em consideração a percepção dos ‘criadores’. No intuito de atingir o objetivo geral,foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) identificar e analisar como ocorre a criaçãode logotipos; b) identificar e compreender se e por que o processo de criação de logotipos sofreualterações na história das organizações estudadas e; c) identificar e compreender as percepçõesestéticas dos pesquisados no processo de criação de logotipos. Para atingir os objetivos propostosse realizou estudos de casos múltiplos em 3 (três) organizações, com sujeitos diretamenteenvolvidos no processo de criação – tanto de agências de publicidade, quanto de escritórios dedesign. A técnica para coleta de dados empregada foi a de entrevistas em profundidade a partir deroteiro semiestruturado, e para análise dos dados realizou-se uma análise textual interpretativa.Como principal resultado, relacionado especificamente à aprendizagem, pode-se identificar, navisão dos ‘criadores’, que a mesma ocorreu através das práticas, vivências e experiências nocotidiano, seja através de erros próprios ou de ideias compartilhadas com seus colegas detrabalho. Sob a ótica dos ‘criadores’, referente ao processo de criação, foi demonstrado que oaspecto da ‘objetividade’ é bastante marcante, sendo este decorrente das etapas a serem seguidase da metodologia utilizada. Porém, a presença da ‘objetividade’ não implica a ausência da‘subjetividade’, pois esse também é um aspecto presente durante todo o processo de criação delogotipos, identificado a partir dos relatos dos entrevistados. Por fim, este estudo possibilitoucompreender como ocorre a aprendizagem no processo de criação de logotipos nas organizaçõespesquisadas, a partir da identificação dos atores envolvidos no processo de criação e que este setrata de um processo eminentemente de criação e construção coletiva.
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