Relação entre Práticas de Educação Corporativa e Resultados Financeiros de Empresas que Atuam no Mercado Brasileiro
Informações
Código: GPR1434
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 09 - Conhecimento, Aprendizagem e Competências
Autores
Cleonir Tumelero, Elza Fátima Rosa Veloso, Wilson Aparecido Costa de Amorim, Angela Christina Lucas
Resumo
O presente estudo discute a relação entre educação corporativa e resultados financeiros de 122empresas brasileiras. O foco principal da pesquisa está na elaboração de um modelo preditivocapaz de explicar a associação entre práticas de treinamento, desenvolvimento e educação, efaturamento bruto de empresas. Tal mensuração e avaliação são de natureza complexa, poisenvolvem diferentes aspectos da organização, como a dimensão temporal, por exemplo, ao seconsiderar que resultados podem não ser obtidos a curto e médio prazos. De toda forma,lança-se luz ao fato de que é importante tentar avaliar a influência que a educação corporativaexerce nos resultados financeiros das empresas. Considerando o aspecto subjetivo daeducação corporativa, ainda que se utilize o bom senso em termos de quais programascomportam formas de mensuração, nem sempre é viável a medição em sua integralidade. Oaspecto comportamental seria um bom exemplo. Mesmo assim, debate-se a importância dacorrelação de práticas de educação corporativa com resultados, especialmente financeiros,justamente para evitar polêmicas como as afirmações de que tais práticas não têmacrescentado resultados consistentes às empresas e, pelo contrário, têm gerado insatisfação eineficiência. Há suficientes evidências de que práticas de educação corporativa, quando bemgerenciadas, resultam em mais lucros para as empresas. Em termos teóricos, são apresentadostrês modelos de avaliação de práticas de educação corporativa discutidos pela literatura,representados por diferentes níveis de avaliação. Em especial, descrevem-se os níveis deavalição de resultados e retornos financeiros, apesar de não serem comuns aos três modelos deavaliação apresentados. Os dados foram tratados por meio de modelagem multivariada,utilizando-se a técnica de análise de regressão. A partir de dados empíricos representados pordiferentes variáveis, observam-se indícios de que orçamento da área de educação corporativa,quantidade de programas de educação corporativa e quantidade de profissionais dedicadosexclusivamente à área de educação corporativa influenciam o faturamento bruto de empresas.Os resultados estão preferencialmente restritos à amostra de empresas pesquisadas, mas seentende que o estudo proporciona contribuições significativas à teoria existente, uma vez queevidencia a influência de práticas de educação corporativa - em sua maioria, intangíveis - nosresultados financeiros do negócio.
Abrir PDF