Práticas e Ferramentas de Gestão do Conhecimento no Âmbito da Administração Tributária de Minas Gerais: Oportunidade para uma Política Institucional
Informações
Código: GPR1256
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 09 - Conhecimento, Aprendizagem e Competências
Autores
Simone Ferreira Rocha Gonçalves, Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos
Resumo
O objetivo principal deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa realizada naAdministração Tributária de Minas Gerais (ATMG) para verificar e identificar as práticas e asferramentas relacionadas à gestão do conhecimento utilizadas no âmbito da instituição. Partiusedo pressuposto que a administração tributária mineira, além de fomentar o conhecimento,precisa gerenciar efetivamente o conhecimento do seu capital humano, promovendo umacultura de aprendizagem e inovação organizacional, desenvolvendo as características de umaorganização que aprende, criando os seus diferenciais competitivos sustentáveis. A pesquisateve caráter descritivo adotando por metodologia a integração das abordagens quantitativa equalitativa objetivando identificar a percepção dos auditores fiscais em relação às práticas degestão do conhecimento aplicadas na atividade de fiscalização. Para cumprir com o objetivodelineado, foram identificados na literatura os conceitos e modelos de gestão doconhecimento e as principais práticas e ferramentas. Os conceitos e modelos propostos pelosautores privilegiam a interação entre as pessoas e usam o conhecimento em benefício dainstituição. Ressalta-se que a partir da teorização analisada, notadamente a de autores taiscomo Nonaka e Takeuchi (1997), Davenport e Prusak (2003), Terra (2000) e Probst et al(2002), a pesquisa tomou por base teórica e sustentação principalmente o modelo de Probst etal. A partir desse ponto foram selecionadas as práticas e ferramentas de gestão doconhecimento utilizadas na ATMG, na percepção da alta administração. Diante do rol depráticas e ferramentas selecionadas foram as mesmas levadas à apreciação dos auditoresfiscais em exercício. Dentro do universo trabalhado, 296 (duzentos e noventa e seis) auditoreslotados nas diversas superintendências regionais da Secretaria da Fazenda - SEF/MG deramretorno integral à consulta realizada. Os resultados obtidos apontam no sentido de que aspráticas e ferramentas encontradas na instituição têm origem em ações gerenciais não focadasna gestão do conhecimento. Ressaltam-se dentre as práticas identificadas a educaçãocorporativa, o mapeamento de competências, a comunicação institucional e as ferramentas decolaboração (portais). A adequação e direcionamento das práticas e ferramentas analisadasdeverão resultar em ações visando à implementação da gestão do conhecimento como políticainstitucional. É importante ressaltar que o trabalho pretendeu ser o ponto de partida para aanálise dos instrumentos de gestão do conhecimento na estrutura da Secretaria da Fazendamineira com vistas aos resultados que podem advir em benefício da sociedade.
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