EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Análise Crítica da Produção Cientifica Brasileira sobre Competências em Periódicos da Área de Administração entre 2005 e 2010


Informações

Código: GPR928
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 09 - Conhecimento, Aprendizagem e Competências

Autores

Fabiana Alves de Souza dos Santos, Francisco Antonio Coelho Junior, Cristiane Faiad de Moura

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar o estado da arte referente ao construto“competência” encontrado na literatura de administração, tendo como base as pesquisas empublicações nacionais de referência dos últimos anos. A periodicidade do levantamento eanálise das publicações correspondeu os anos de 2005 e 2010. O termo competência vemsendo investigado de distintas maneiras nos estudos relacionados a comportamentoorganizacional, ora referindo-se a um atributo de nível individual, ora como uma variáveltípica do contexto das organizações, e que as diferencia. Competência refere-se a um conjuntode conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que a pessoa desenvolva, de formaeficaz, suas atribuições e responsabilidades. Relaciona-se, ainda, ao saber agir de modoefetivo, garantindo a expressão de comportamentos diretamente relacionados ao alcance, ouentrega, dos resultados do trabalho. Quanto aos procedimentos metodológicos, realizou-seuma revisão bibliométrica nos principais periódicos científicos brasileiros na área deadministração, indexados e classificados entre A1 e B4 de acordo com o nível de impacto dosmesmos pelo sistema Qualis, da CAPES, na área de atuação em administração, quando daépoca de coleta de dados (segundo semestre de 2010). Periódicos típicos de outros campos desaber foram desconsiderados por não se tratar do propósito deste trabalho. A escolha dosartigos analisados neste estudo obedeceu a critérios propositais ou intencionais, delimitadospelo uso do termo “competência” ou nas palavras-chave do artigo, ou em seu título ou noresumo. A amostra final de análise ficou composta por 59 artigos científicos publicados entre2005 e 2010. Categorias de análise foram previamente determinadas, criando-se parâmetrosválidos para a interpretação e coleta de informações sistemáticas dos artigos selecionados.Após sua identificação e leitura os dados dos artigos foram alimentados em uma planilhaespecífica. Como resultados, verificou-se que o construto competência fora operacionalizadoe investigado por distintos níveis de análise, especialmente micro e macro nas etapas demapeamento e diagnóstico, e que há grande diversificação das pesquisas teórico/empíricasquanto à forma de abordagem do conceito. Os autores apontam que competência ainda é umconceito em construção, acentuando seu caráter polissêmico, multidimensional e/oumultifacetado. Entrevistas e surveys, por meio da coleta e análise de dados primários, aindaforam estratégias metodológicas mais utilizadas no levantamento empírico das competências.Organizações de natureza pública ainda precisam ser mais investigadas quanto àoperacionalização do termo competência aplicado à sua realidade. Como conclusões, verificaseque este trabalho traz contribuições para a apreciação do campo de pesquisa emcompetências, vez que evidencia suas lacunas e aspectos a serem mais bem estudados,fornecendo indicações para pesquisas futuras.

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