Políticas de remuneração para executivos expatriados por empresas brasileiras
Informações
Código: GPR1779
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 08 - Políticas, Modelos e Práticas em Gestão de Pessoas
Autores
Ademar Orsi, André Luiz Fischer
Resumo
O Brasil tem experimentado uma explosão da quantidade de empresas brasileiras que seinternacionalizaram. Em consequência, tem sido crescente o interesse empresarial eacadêmico pelo estudo desse fenômeno. Expostas à concorrência externa intensa com aabertura da economia e a criação do Mercosul, as empresas brasileiras começam a semovimentar mais efetivamente no sentido da internacionalização na década de 1990,culminando, na década seguinte, com uma explosão de iniciativas dessas empresas em buscade novos mercados. Nasce com essa nova realidade, a necessidade de constituir quadros degestores e especialistas para implantar e gerenciar o empreendimento. É fundamental,portanto, que essas empresas estabeleçam um novo modelo de gestão de pessoas que sejaabrangente a esses novos desafios organizacionais. O interesse da pesquisa está no processoque essas empresas empreenderam ou vêm empreendendo, para atingir estágios de satisfaçãocom as políticas de recompensas tanto da empresa como de seus empregados. Conhecer oscaminhos percorridos pelas empresas que já consolidaram sua inserção internacional, comseus acertos e erros, significa a possibilidade de pavimentar um terreno para facilitar a adoçãode políticas mais adequadas às contingências dos novos empreendimentos. A pesquisaacadêmica no Brasil vem dando ampla atenção para aspectos como a inserção cultural e aadaptação do expatriado, no entanto, as questões relativas às recompensas, ao contrário, nãotem sido sequer tangenciadas. Na revisão da literatura realizada para o embasamento desteestudo não foram encontrados trabalhos realizados sobre esse assunto no Brasil. Essacarência, aliada à atuação profissional do pesquisador na área de remuneração, foi o quemotivou a realização deste estudo. Foi adotado o método de estudo de casos múltiplos, com aparticipação das empresas Camargo Corrêa e Votorantim, sendo aplicada análise de conteúdoe de acontecimentos cronológicos. Entre as principais contribuições deste trabalho está aconsolidação de uma literatura internacional sobre gestão internacional de recompensas,ressaltada a identificação dos diversos modelos de remuneração adotados e o resgate históricoda sua adoção; a verificação das alterações introduzidas nos modelos de recompensas emdesignações internacionais pelas empresas brasileiras e a identificação de um modelo dereferência para gestão das recompensas para expatriados que considera os fatores interferentese os aspectos que fundamentam as decisões. O estudo pode colaborar com as empresas quepassam pelo processo de internacionalização na adoção do modelo aplicado mais apropriadoao seu momento.
Abrir PDF