EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Seleção Docente: Potencialidades e Limites que Envolvem o Processo em Universidades Federais


Informações

Código: GPR1607
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 08 - Políticas, Modelos e Práticas em Gestão de Pessoas

Autores

Erlaine Binotto, Elisabete Stradiotto Siqueira, Natália Corrêa Mortari

Resumo

A seleção de pessoal nas organizações sempre se constituiu em um processo complexoenvolvendo critérios objetivos e subjetivos. Sua evolução acompanha as transformações daárea de recursos humanos no decorrer das últimas décadas desde a criação do departamentode pessoal (MARRAS, 2000) até a perspectiva dos recursos humanos estratégicos, alinhado àsestratégias corporativas (ULRICH, 2000). Em vista disso, este artigo tem como objetivoanalisar se o processo de seleção das universidades públicas federais tem sido capaz deatender a demanda do contexto atual, na percepção dos diretores de faculdade ou chefes oudepartamento e comissões de seleção. O referencial teórico foi construído a partir de trêseixos: a seleção de pessoas, competências e a seleção como um momento de avaliação. Sobrea seleção de pessoas apresenta-se a evolução da área e como o processo de captação depessoas desloca-se da idéia de um perfil para a busca de talento (SCHLOSSER; TEMPLER;GHANAM, 2006; DAVEL; VERGARA, 2001; DAFT, 2007; LIMIONGI-FRANÇA;ARELLANO, 2002; HANASHIRO; TEIXEIRA; ZACCARELLI, 2007) entre outros. No eixoda competência discutiu-se a importância da ampliação do conceito de qualificação (RUAS,2001; FLEURY; FLEURY, 2001; MANFREDI, 1998; FERRETTI, 1997). Finalmente, noeixo da avaliação apresentam-se os mitos sobre ela e como isso, dificulta seudesenvolvimento como um processo de diálogo (DAVYT; VELHO, 2000; DEMO, 1996;RODRIGUES, 2002; BENCE; OPPENHEIM, 2004). A pesquisa é exploratória com dadosqualitativos complementado por dados quantitativos. Foi utilizada a plataforma do SurveyMonkey para hospedar os questionários. Participam: a) coordenadores de processos seletivos,ou setor responsável por esta atividade e chefes de departamento ou diretores de faculdades deCiências Sociais Aplicadas (CSA) nas Universidades Federais. As categorias de análise são:a) critérios adotados para a escolha dos membros para a composição das bancasexaminadoras; b) definição do perfil dos candidatos para a vaga a ser preenchida; c)percepção a respeito dos instrumentos que são utilizados no processo de avaliação doscandidatos. Os resultados indicam que o processo de seleção ainda encontra limitações no quediz respeito a uma contratação com perfil estratégico. A homogeneidade de formação tantonas bancas como no perfil dos candidatos dificulta o acolhimento da diversidade podendodificultar abordagens interdisciplinares no contexto dos cursos. As bancas ainda assumem umpapel hegemônico no processo de contratação sendo que a avaliação de sua atuação é muitorestrita dificultando uma análise crítica do processo. A contratação de talentos se mostra aindanuma perspectiva distante nos processos de seleção, visto que há pouco espaço para oacolhimento da diversidade no perfil dos novos contratados.

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