EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Gestão Estratégica de Pessoas E Desempenho Organizacional: Uma Análise Teórica De Suas Relações E Configurações


Informações

Código: GPR1408
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 08 - Políticas, Modelos e Práticas em Gestão de Pessoas

Autores

Victor Natanael Schwetter Silveira, David Ledson Assis de Miranda

Resumo

Este artigo, de caráter teórico, realizou uma breve revisão da literatura especializada nocampo da gestão de pessoas, apresentando os principais conceitos, teorias e abordagensrelacionadas à gestão estratégica de pessoas e, também, sobre a relação da gestão de pessoascom o desempenho organizacional. O presente artigo se justifica em termos de sua tentativade compreensão do papel específico da gestão de pessoas na dinâmica organizacionalcontemporânea, assim como dos reflexos dessa dinâmica no desempenho e eficácia dasorganizações e, da própria gestão de pessoas. Neste estudo foram apresentados os principaisconceitos e elementos constituintes das teorias, assim como, foram apresentadas e discutidasalgumas relações entre as diferentes abordagens utilizadas, a partir de autores como Becker,Huselid, Pickus e Spratt (1997); Boselie, Dietz e Boon (2005); Boxall (1996); Fleetwood eHesketh (2006); Guest (1997; 2011); Legge (1995); Mascarenhas (2008); Ostroff e Bowen(2000); Paauwe (2004); Storey (2007); Ulrich (1997); Wright e Nishii (2006); Wright,McMahan e McWilliams (1994). O artigo está estruturado em quatro partes. A primeiraabordou, brevemente, os principais conceitos relacionados à gestão estratégica de pessoas. Asegunda apresentou o desenvolvimento histórico recente do campo de estudos sobre a relaçãoda gestão de pessoas com o desempenho organizacional. A terceira abordou as diversasdimensões e concepções sobre o desempenho e sua relação com a gestão de pessoas. A quartae última parte apresentou as considerações finais deste estudo. Ao final, constatou-se, aoabordar a literatura especializada em estratégica de gestão de pessoas que se discute,principalmente, em que medida as práticas de gestão de pessoas afetam indiretamente odesempenho da empresa, a partir de uma corrente causal de variáveis mediadoras, como asatitudes dos empregados, o comportamento dos empregados, e o desempenho dosempregados. Compreende-se que a tarefa de mensurar a agregação de valor do capitalhumano, ou do impacto da gestão de pessoas sobre o resultado do negócio não é tarefasimples, principalmente pelo limite metodológico de qualquer pesquisa em discriminar, comexatidão, a contribuição específica de cada função organizacional para o seu desempenho.Além do mais, o tema apresenta limitações teóricas e metodológicas significativas, mas que,de outra forma, clama por novos e melhores fundamentos teóricos e empíricos para fornecermelhores capacidades de explicação da relação entre gestão de pessoas e desempenhoorganizacional. As estruturas teóricas mais recentes enfatizam que as percepções dosempregados, de como e porque as práticas de gestão de pessoas são executadas naorganização, sejam importantes na compreensão e direcionamento das reações atitudinais ecomportamentais dos empregados em relação ao desempenho. Portanto, o campo teórico dagestão estratégica de pessoas ainda está à procura de formas de estabelecer um conceitopreciso sobre o que envolve a natureza do desempenho organizacional e sua relação com agestão de pessoas.

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