EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS EM ESTÚDIOS DE ANIMAÇÃO BRASILEIROS: PRIMEIROS ACHADOS


Informações

Código: GPR686
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 08 - Políticas, Modelos e Práticas em Gestão de Pessoas

Autores

Marta Correa Machado, Bernadete de Lourdes Marinho

Resumo

Este trabalho busca levantar dados, através da aplicação de uma survey, sobre as práticasde gestão de pessoas (GP) adotadas pelos estúdios de animação brasileiros. A pesquisa éexploratória, descritiva, de corte transversal e com uso de amostra não probabilística deconveniência. A inexistência de publicações sobre o setor justifica a necessidade de estudos comoesse, que aprofundem questões estruturais da animação brasileira enquanto negócio. O mercadode animação brasileiro cresceu vertiginosamente nos últimos 10 anos, fruto da acessibilidade dosmeios de produção promovida pela ampliação do uso de tecnologia digital no setor, bem comopelos crescentes incentivos governamentais para a área. O universo de empresas identificadaspara a pesquisa chegou a 100, a partir da busca nas listas de referências de associados daAssociação Brasileira de Cinema Animação (ABCA), de websites do setor e da página deregistro de projetos audiovisuais da Agência Nacional de Cinema (Ancine), bem como através decontatos com pessoas atuantes no mercado de produção publicitária de animação. Levantamos oscontatos dessas organizações e enviamos e-mails individuais para cada uma, convidando-as aresponder ao questionário online formatado com a ajuda do GoogleDocs. Das 100 empresascontatadas, tivemos retorno de 36. A forte presença de empreendimentos de pequeno porte nessesegmento nos fez estabelecer uma correlação entre as práticas dessas organizações e aquelas demicro e pequeno porte, entendendo onde a literatura situa a gestão de pessoas nesse contexto. Adefinição de gestão de pessoas que norteou esse trabalho foi aquela estabelecida por Fischer(2002) que aponta que “toda e qualquer organização depende, em maior ou menor grau, dodesempenho humano para seu sucesso e, por isso mesmo, desenvolve uma forma de atuaçãosobre o comportamento que se convencionou chamar de modelo de gestão de pessoas”. Aspráticas escolhidas para este estudo estão alinhadas com aquelas apontadas por Golhar &Deshpande’s (1997), que afirmam que o objetivo da boa gestão de pessoas passa pelorecrutamento, seleção, motivação e retenção de empregados. Os dados encontrados aqui esistematizados através de diversos gráficos conduz à conclusão de que as práticas de GP emestúdios de animação no Brasil ainda são bastante incipientes e concentradas naquelas quegarantem a sobrevivência imediata desses empreendimentos. Os gestores em geral não sãopessoas formadas para isso e encontram dificuldades para aplicar práticas que fujam do lugarcomum em empresas de pequeno porte. Novos estudos, tanto quantitativos quanto qualitativos,precisam ainda ser conduzidos até que tenhamos dados substanciais e consolidados sobre osegmento.

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