Representações Sociais E Gestão Intercultural Nas Organizações
Informações
Código: GPR566
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 07 - Trabalho, Gestão e Subjetividade
Autores
Janaína Maria Bueno, Maria Ester de Freitas
Resumo
Nas últimas duas décadas elevou-se o número de profissionais transferidos em missõesinternacionais devido ao aumento da internacionalização das organizações e sua expansão deatuação. Isto demanda atenção por parte dos gestores, da área de Recursos Humanos e dosprofissionais envolvidos, pois, a convivência entre indivíduos com culturas diferentes afeta arotina e a cultura organizacional. Nestas interações, torna-se necessário codificar e entenderaquilo que o outro representa, entende e valoriza, em um momento de troca que pode sermuito enriquecedor ou extremamente traumático, dependendo das circunstâncias e danatureza das relações postas em jogo (ADLER, 2002; FREITAS, 2005).Com este ensaio propõe-se considerar as representações sociais (MOSCOVICI, 2004) e asestratégias e táticas no cotidiano analisadas por Certeau (2007) como um quadro de análise dadinâmica intercultural e seus impactos para as organizações e sujeitos envolvidos. A Teoriadas Representações Sociais busca compreender como o conhecimento comum, cotidiano, égerado e compartilhado entre os sujeitos. Cada atividade, cada interação tem umarepresentação já sabida e continuamente reinterpretada e estratégias e táticas são pensadas epraticadas como resposta às representações compartilhadas. Tratando-se do ambienteorganizacional, é estabelecida uma rotina para executar as atividades, interagir com aspessoas, tomar decisões, trocar informações, buscar a produtividade e o alcance dos resultadosesperados. No âmbito internacional, acrescenta-se a necessidade de formar equipes compostasde membros com competências complementares e portadores de culturas nacionais ouregionais diferentes, segundo Delange e Pierre (2004). Neste tipo de ambiente, a gestãointercultural está voltada para a questão do relacionamento com o outro, de um tratamentopara o estrangeiro e a necessidade de encontrar os termos de um acordo para produzir junto.Muitos problemas surgem em um cotidiano intercultural como a definição de forma seexecutar as atividades de cada cargo, a relação com o tempo e o espaço, os parâmetros queserão utilizados para avaliar o desempenho dos profissionais e assim por diante. Estasquestões criam embaraços e conflitos e um clima de desconforto entre as pessoas e nemsempre as áreas de gestão de pessoas estão preparadas para rever seu modo de trabalhar e paratodas as demandas do ambiente intercultural. A análise do ambiente intercultural pelasrepresentações sociais possibilita a identificação do contexto, do significado dado para umdeterminado sujeito, objeto ou situação, como determinados sentidos são materializados,incorporados e naturalizados, quais os significados atribuídos à figura do estrangeiro ecomportamentos esperados. A análise das estratégias e táticas adotadas pelos envolvidos podedemonstrar como acontecem as práticas cotidianas, como as oportunidades podem seraproveitadas e como se forma o espaço de trocas e de reconhecimento das suas própriasidentidades e das identidades dos outros.
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