EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


ASSÉDIO MORAL ORGANIZACIONAL: FATORES ORGANIZACIONAIS PROPICIADORES E A DINÂMICA DO ASSÉDIO


Informações

Código: GPR2556
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 06 - Prazer e Sofrimento no Trabalho

Autores

Thiago Soares Nunes, Suzana da Rosa Tolfo

Resumo

Neste artigo é apresentada uma revisão da literatura sobre o assédio moral no trabalho, com ofoco em uma abordagem voltada para o âmbito da Ciência da Administração. Considera-seque no atual contexto existem alguns fatores organizacionais propiciadores à ocorrência doassédio moral, e que são importantes de ser compreendidos pelo administrador. Trata-se deum processo complexo que inclui a interação de aspectos interpessoais, sociais (grupais) eorganizacionais e procedeu-se à revisão da literatura com base em autores nacionais einternacionais renomados no tema. O estado da arte traz importantes reflexões, com base naracionalidade (Ramos, 1989), em aspectos da cultura organizacional e comportamental comSchein (2009) e Morgan (2009), e adentra no tema do assédio moral organizacional conformeEinarsen et al. (2003), Hoel e Salin (2003), Salin (2003a; 2003b), Freitas, Heloani e Barreto(2008). Evidencia-se que nas sociedades modernas o aspecto econômico é levado à categoriade valor supremo, deste modo, o aumento do desempenho, da produtividade e darentabilidade das organizações é um fator a que tudo possa justificar. As organizaçõesorientadas pelas leis de mercado seguem uma racionalidade instrumental como seu padrão defuncionamento, onde os fins – objetivo e metas – podem justificar os meios para obtê-los (oevangelho econômico). Muitas organizações se inserem neste contexto mediante a deturpaçãode valores e padrões éticos, com uma cultura cujas práticas diferem dos discursos e na qual oabuso de poder, principalmente dos gestores, faz parte das práticas de gestão. As formas degestão, a cultura organizacional e os estilos de liderança podem servir de fatores propiciadorespara as violências, e transformarem-se em situações características de assédio moral. Oassédio moral no trabalho pode ser definido como repetidos comportamentos, ações e práticashostis, dirigidos a um ou mais trabalhadores de forma consciente ou inconsciente, que podemtrazer danos à integridade psíquica ou física do indivíduo, além de interferir no desempenho eno ambiente de trabalho. Como a violência está inserida no ambiente organizacional, aorganização torna-se um agente influenciador ou influenciado por estas práticas. Aabordagem focada é a do assédio moral organizacional, cujo objetivo é fazer com que asagressões sirvam de exemplo para os demais membros organizacionais, de modo que estesalcancem as metas e objetivos estabelecidos pela organização a qualquer custo – ou seja, aprimazia da racionalidade instrumental como norteadora dos comportamentos. Ressalta-seque existem alguns fatores organizacionais principais que podem propiciar o assédio moral,como: a) mudança da natureza do trabalho; b) organização do trabalho; c) cultura e climaorganizacional; d) liderança. Mais do que um processo dinâmico e complexo, o assédio moraldeve ser compreendido pelos diferentes aspectos que o envolvem. Assim, buscou-se nosmodelos propostos por Einarsen et al. (2003), Salin (2003a; 2003b;) e Vartia (2003) subsídiosconceituais explicativos do fenômeno, os quais demonstram a interação dos diversos aspectossupracitados que influenciam na ocorrência do assédio moral.

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