EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Os Sentidos do Trabalho para um Grupo de Professores de uma Universidade Pública: A Dialética Prazer-Sofrimento em Tempos de Flexibilidade


Informações

Código: GPR2450
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 06 - Prazer e Sofrimento no Trabalho

Autores

Léia Mara de Menezes, Luciana Holanda Nepomuceno, Ana Cristina Batista-dos-Santos

Resumo

Tendo como tema os sentidos do trabalho docente no contexto atual do mundo trabalho, apesquisa teve como objetivo compreender os sentidos que um grupo de professores de umauniversidade pública federal, localizada no semiárido brasileiro, atribui ao seu trabalho, emtempos de flexibilidade. Partindo do pressuposto de que o trabalho é uma categoriaestruturante, ao mesmo tempo, da dimensão individual (o trabalhador em sua subjetividade) eda dimensão coletiva (a sociedade em suas múltiplas dimensões), entende-se que o mesmodeve ser objeto especial de estudo em tempos de mudanças, no devir histórico. O texto revisaa literatura resgatando as idéias sobre o trabalho na história da humanidade, e abordando otema do trabalho docente na contemporaneidade. Em termos metodológicos, a abordagemutilizada na pesquisa foi a qualitativa, com uso da entrevista semi-estruturada como técnica decoleta de dados, tendo em vista o entendimento de que a linguagem faz a mediação entre onível dos sentidos e o nível racional. A análise dos resultados se deu pelo “diálogo reflexivo”com os dados coletados na pesquisa de campo. Tal diálogo se tornou possível pelo processode imersão-impregnação-compreensão nas/das falas. Estas foram tomadas como umanarrativa totalizante sobre o tema, donde emergiram como resultados os sentidos do trabalhopara os professores descritos a partir de duas dimensões analíticas: 1. O que dá prazer; 2. Osofrimento contido no prazer. A dimensão prazer emergiu através dos temas (i) contatohumano; (ii) o lugar de trabalho; (iii) a ação de ensinar; (iv) o conhecimento; (v) aindependência financeira; e (vi) a flexibilidade de horário. O sofrimento se apresenta nasnarrativas ligado aos seguintes temas: (i) divergências nos relacionamentos; (ii) processosburocráticos; (iii) trabalho onipresente. O texto sintetiza provisoriamente suas compreensõesafirmando que os sentidos do trabalho, para este grupo específico de docentes universitários,emergem como uma tensão dialética existencial (prazer/sofrimento), que se lhes apresentacomo constituinte e estruturante de sua ação no mundo. Esta tensão dialética existencial semanifesta em falas que elaboram prazer e sofrimento como uma totalidade contraditória, umavez que construída no movimento dialético homem-cultura. Os resultados autorizam afirmarque o discurso contemporâneo da flexibilidade, que prevê processos produtivos, organizaçõese gestão flexíveis, também se instala em contextos não industriais prescrevendo trabalhadores[intelectuais] flexíveis, com vidas flexíveis. A análise indica que a vivência do prazer notrabalho dos professores convive com desprazer, donde cumpre interrogar: como se opera estatensão dialética existencial de prazer-sofrimento, no trabalho desses professores?Sinteticamente, os resultados podem ser agrupados em três pares dialéticos constituintes destatensão, que qualificam os sentidos do trabalho para esses sujeitos, na atualidade: (i) Contatohumano ? divergências nos relacionamentos; (ii) Lugar-independência-ação-conhecimento ?Burocracia; (iii) flexibilidade de horário ? trabalho onipresente.

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