Análise Multivariada sobre a Satisfação e o Sentido do Trabalho para Gestores de Escolas Públicas e Particulares
Informações
Código: GPR2349
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 06 - Prazer e Sofrimento no Trabalho
Autores
Vera Regina Ramos Pinto, Sandra Regina Holanda Mariano, Joysi Moraes
Resumo
Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa sobre o sentido dotrabalho e a satisfação com este trabalho para educadores de escolas públicas e particulares.Os sujeitos da pesquisa foram os gestores de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro(rede pública) e gestores de escolas do SESI/SENAI (rede particular). Os objetivos dapesquisa foram: a) identificar o sentido do trabalho para os gestores das duas redes,destacando as diferenças de percepção entre as elas, apontando em quais variáveis estasdiferenças estão presentes; b) identificar o nível de satisfação com o trabalho dos gestores dasduas redes, verificando quais variáveis contribuem para a maior ou menor satisfação nas duasredes, apontando as diferenças entre ambas e em quais variáveis estas diferenças estãopresentes; c) identificar por meio da análise fatorial os fatores que afetam a percepção queestes gestores têm sobre o sentido e a satisfação do seu trabalho e correlacioná-las. Isto é,assim procedendo foi possível identificar as variáveis e mostrar se estas variáveis estãorelacionadas entre si, portanto, se há relação entre o sentido que o trabalho tem para oseducadores e satisfação com este trabalho. Para responder aos objetivos propostos foirealizada uma survey, com a utilização de questionário formado por perguntas e/ouafirmativas fechadas, utilizando a escala de Likert de cinco pontos. Foi selecionada umaamostra não probabilística composta por 160 gestores educacionais: 110 gestoresselecionados na rede nacional de ensino do SESI, em todo o país, e nas unidades operacionaisdo SENAI do Estado do Rio de Janeiro e 50 gestores da rede pública do estado do Rio deJaneiro. Estes gestores estão vinculados a escolas que foram vencedoras do Prêmio SESIEducação 2009. Foram 151 questionários válidos, 46 da rede pública e 105 da rede particular.Para as análises estatísticas foi utilizado o SPSS. Foram realizadas análises descritivas dosdados, a partir da apuração de frequências simples e cruzadas e, com o objetivo de simplificaras análises das 60 variáveis do questionário (30 afirmativas para cada construto) utilizou-se aanálise fatorial, a partir da análise de componentes principais e rotação ortogonal com base noprocedimento Varimax. Para a verificação das possíveis correlações entre a satisfação notrabalho e o sentido do trabalho, utilizou-se o método de correlação rho de Spearman. Sobre osentido do trabalho, constatou-se a sua centralidade na vida dos respondentes, pois cerca de70% dos gestores assinalam que tanto os fatos mais importantes da vida das pessoas quanto osobjetivos principais da vida dessa pessoa têm a ver com o trabalho, embora menos de 3%concordam que o trabalho deveria ser considerado o centro da vida das pessoas. Quase 90%dos respondentes se dizem satisfeitos e realizados com suas atribuições e nas variáveisrelativas aos fatores higiênicos e clima organizacional é onde aparecem as maioresdiscrepâncias entre as redes. Por fim, as análises estatísticas realizadas, mostraram que hápouca relação entre os construtos sentido do trabalho e satisfação no trabalho, indicando apouca influência de um sobre o outro.
Abrir PDF