Assédio Moral na Relação Aluno-Professor: Uma Análise a Partir do Discurso Coletivo de Professores Universitários
Informações
Código: GPR2238
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 06 - Prazer e Sofrimento no Trabalho
Autores
Roberto Brazileiro Paixão, Daniel Reis Armond de Melo, Jader Cristino de Souza Silva
Resumo
Grande parte dos professores universitários possui alto nível de satisfação laboral devido ànatureza de seus trabalhos. Tal satisfação ocorre, dentre outros fatores, poruqe o trabalhoacadêmico oferece significativa autonomia, constitui-se num caminho interessante para sedesenvolver intelectualmente, possibilita contribuir positivamente na vida de outras pessoas epromove rápido sentimento de realização (Olsen & Sorcinelli, 1992; Sorcinelli, 1994).Contudo, nem tudo é paraíso na docência do ensino superior. Tensão, pressão, ansiedade,angústia e preocupação são emoções que acompanham a labuta cotidiana dos profissionais daeducação superior. Alguns fatores que têm contribuído para esses tipos de emoções queacompanham a carreira docente: tempo reduzido para pesquisa e preparação das aulas, faltade tempo para se relacionar e trocar experiências com outros professores, falta de feedback,carência de reconhecimento e de recompensa e dificuldades de equilíbrio entre a vida pessoale profissional (Sorcinelli, 1994). O contexto brasileiro não é diferente. Agrava-se mais aindaquando se considera a expansão do ensino superior privado que se experimenta nos últimosanos, marcada por orientações substancialmente mercantilistas. Quando isso acontece, osvalores educacionais podem se prostituir trazendo uma série de malefícios nas relações quepermeiam o processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, o papel do professor émenosprezado e desvalorizado. Nessa busca incessante de satisfazer o aluno de qualquerforma, os valores se degradam e os desmandos e os excessos ocorrem. É neste contexto queacontecem as atitudes negativas na relação aluno-professor, culminando no assédio moral(AM). O assédio moral na relação aluno-professor acontece quando a concepção do alunoclienteé enfatizada e quando os valores essenciais que permeiam a educação são esquecidos edesvalorizados. Assim, o professor acaba sendo submetido a situações de constrangimentomoral e é totalmente afastado dos seus papéis educacionais mais essenciais. Neste sentido, opropósito deste artigo foi buscar compreender o constructo assédio moral do aluno para com oprofessor. Adicionalmente, tem-se o intuito de identificar os tipos de assédio que estariampresentes nesta relação peculiar, a partir de informações obtidas por quem é a vítima da açãoilícita, o professor universitário. Para levar a cabo o propósito deste trabalho, inicialmente,refletimos sobre as bases conceituais que sustentam esta pesquisa: assédio moral, seus tipos evariações. A abordagem metodológica escolhida foi o discurso do sujeito coletivo (DSC), decunho qualiquantitativo. Os discursos construídos a partir da análise das respostas dosdocentes universitários são complementares e oferecem uma compreensão do que seja o AMna visão dos professores que são, nesta pesquisa, aqueles que sofrem por causa de ações porparte dos alunos de: constrangimento, pressão para obter vantagens, falta de respeito,condutas difamatórias recorrentes, dentre outras. A fala dos respondentes contêm fortesrelacionamentos com as categorias analíticas de outras pesquisas realizadas sobre o assédiomoral na relação aluno-professor.
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