Qualidade de Vida na Organização: Uma Análise das Práticas de Gestão de Pessoas à Luz da Grounded Theory
Informações
Código: GPR2003
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 06 - Prazer e Sofrimento no Trabalho
Autores
Diego de Queiroz Machado, Marísia Monte Silva Aguiar
Resumo
Ao longo do desenvolvimento das sociedades humanas, o estudo, disseminação e utilizaçãode estratégias específicas para o alcance de determinados objetivos sempre se fez presente. Nocenário estratégico empresarial, dentre os elementos ressaltados pelas diferentes abordagensestratégicas, o elemento humano ganhou e vem ganhando cada vez mais destaque, pela suapresença e influência nos demais elementos estratégicos, como estrutura, tecnologias eprocessos. Por essa razão, estudos relacionados com as estratégias em recursos humanos têmabordado a mais variada gama de aspectos: práticas de seleção e treinamento; identificaçãocom a organização; o relacionamento entre os indivíduos; formação de equipes; remuneração;e ética organizacional, por exemplo. Percebe-se, no entanto, que o foco de todas estaspráticas, além do aumento do desempenho empresarial, deve estar voltado para a qualidade devida dos funcionários. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo a analisar oselementos relacionados com o nível de qualidade de vida dos funcionários em uma empresa.Para tanto, foram utilizados dados de 2009 da pesquisa “As 150 Melhores Empresas paraVocê Trabalhar”, realizada pela revista Exame em parceria com a revista Você S/A e aFundação Instituto de Administração (FIA). Mediante uma abordagem quantitativa e decaráter exploratório como método de pesquisa, a análise dos dados utilizou-se de ferramentasde estatística descritiva, em especial, medidas de associação de mediação de intervalos erazões, como coeficientes de correlação e regressão linear múltipla, sendo possível identificara direção e a magnitude de tais relações entre as principais variáveis dos processos emquestão, assim como construir um modelo de tal fenômeno. Toda a análise destes elementosse deu perante metodologia da grounded theory, em que os dados são valorizados econsiderados para a produção de novas teorias. Percebe-se que os elementos analisados, comoa qualidade das lideranças, a satisfação e motivação dos funcionários, e as políticas e práticasde desenvolvimento, por exemplo, tem como objetivo retirar o ser humano da sua condição desimples ferramenta. Em especial, destacou-se a importância do sentimento de identidade juntoà empresa, sendo este o de maior relação, dentre os analisados, com a qualidade de vida dosfuncionários. Por outro lado, as práticas de remuneração e benefícios foram as queapresentaram menos relação com este nível de qualidade de vida. Estudos qualitativos, depreferência no mesmo campo empírico analisado, poderiam revelar se tal condição se dá poruma deficiência das empresas em desenvolver políticas e práticas de remuneração adequadasou se realmente, este elemento não é o mais valorizado por parte dos funcionários quando oobjetivo é a qualidade de vida no trabalho.
Abrir PDF