Vivências de Prazer-Sofrimento no Trabalho do Professor Universitário: Estudo de Caso em uma Instituição Pública
Informações
Código: GPR153
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 06 - Prazer e Sofrimento no Trabalho
Autores
Elena Fátima Vilela, Fernando Coutinho Garcia, Adriane Vieira
Resumo
O trabalho do professor universitário vem passando por transformações profundas, emconsequência da economia de mercado global e do surgimento de novas tecnologias, quepropiciam a incorporação de novas e contínuas exigências à atividade docente. O novo modelogerencial adotado nas instituições públicas de ensino superior reproduziu no âmbitouniversitário as características próprias do trabalho flexível, impondo uma nova lógica àsrotinas acadêmicas e influenciando o trabalho docente. Esta pesquisa foi realizada comprofessores do curso de pedagogia da Faculdade de Educação de uma Universidade Pública deBelo Horizonte/Minas Gerais e teve por objetivo analisar as percepções de prazer-sofrimento dosdocentes no exercício da profissão. Utilizou-se o referencial teórico-metodológico daabordagem Psicodinâmica do Trabalho, que estuda o prazer-sofrimento como um constructodialético, que recebe influência de variáveis psíquicas e da organização. Trata-se de umestudo de caso conduzido por meio de técnicas de coleta e análise de dados de naturezaquantitativa e qualitativa. Nove professores foram ouvidos por meio de entrevistas semiestruturadase 52 professores, de um total de 115, responderam a um questionário baseado noInventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento – ITRA, desenvolvido e validado emestudos de Mendes e Ferreira (2007). Os dados quantitativos foram tratados pelo sistemaSPSS (Statistical Package for Social Science) e as entrevistas foram submetidas à análise deconteúdo. A análise dos resultados permite concluir que os docentes apresentam vivênciasmoderadas de sofrimento no trabalho, com predomínio das vivências de prazer, que receberampontuações mais elevadas. As análise dos fator realização profissional indica que o prazer dosdocentes está associado ao orgulho pelo que fazem, identificação com as tarefas e liberdade paraexecutar o trabalho. O sofrimento, por sua vez, advém da falta valorização e reconhecimento. Ofator liberdade de expressão apresentou médias ponderadas, tendendo para altas, para todos ositens. O prazer para esses docentes é consequência da liberdade para negociar com a chefia o queprecisa e do relacionamento social entre os pares. No entanto, como revelam os dados deentrevista, o espaço de trabalho é preenchido por relações de poder e de dominação, entreprofessores que se encontram em diferentes categorias profissionais (efetivos, efetivados edesignados) que lhes conferem diferentes status, direitos e deveres, promovendo dispustas,frustações e demostivação. Para a IES pesquisada, o estudo demonstra a necessidade de dartransparência à sociedade das políticas de contratação de professores, por meio da oferta deconcursos públicos e a importância de implementar uma política de valorização salarial esocial da profissão docente, bem como de prevenção dos riscos de adoecimento relacionadosao trabalho.
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