EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


O Líder como Facilitador: Aprendendo com a Metáfora do Jardineiro


Informações

Código: GPR2502
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 05 - Liderança

Autores

Eduardo Davel, Fábia Virgínia Marques Calasans, Maria Suzana Moura

Resumo

Como forma de avançar nos estudos da liderança que se orientam por processos, práticas erelações contextualizadas, o recurso das metáforas se torna relevante. Diferentes metáforaspodem revelar diferentes e inusitados aspectos da liderança (Alvesson e Spicer, 2011). Muitaspesquisas estudaram a liderança pela metáfora de santo, de colega, de comandante, de ciborg,de jardineiro (Alvesson e Spicer, 2011), de artista, de padre (Hatch, Kostera e Kozminski,2006), dentre outras. Nesta pesquisa, vamos nos deter na metáfora do jardineiro pois ela é ricaem ensinamentos sobre a condição humana (Harrison, 2008; Cooper, 2006). Somente apesquisa de Huzzard e Spoelstra (2011) examina a metáfora do jardineiro e propõe que o lídertorne-se facilitador do crescimento de seus liderados. Neste contexto, a jardinagem comometáfora ilumina a compreensão da liderança por meio de quatro práticas: a prática depreparar-se, de preparar, de fertilizar e de podar (ou direcionar). Partindo desta pesquisa,realizou-se um estudo empírico junto a cinco jardineiros e a uma líder de uma organização dosetor alimentício. Os discursos oriundos das entrevistas e observações sistemáticas (realizadasnestes dois campos: jardinagem e liderança organizacional) foram rigorosamente transcritos,codificados, analisados e interpretados. O estudo permitiu ilustrar e aprofundar empiricamenteas quatro práticas propostas por Huzzard e Spoelstra (2011), pois cada prática foi descritacom detalhes e variados exemplos, tanto no campo da jardinagem quanto da liderançaorganizacional. Isso possibilitou, em cada prática, explorar com mais acuidade aspectos nãoprevistos pela teoria inicial. Além disso, a presente pesquisa empírica permitiu criar efundamentar três novas práticas do jardineiro como líder. São elas as práticas de semear,manusear e colher. Os resultados da pesquisa contribuem, desta forma, para enriquecer oconhecimento sobre o conceito de liderança com base na metáfora do jardineiro. Permitetambém aprofundar a idéia de liderança como processo que busca facilitar o desenvolvimentodo coletivo de trabalho. Quando o foco é facilitar o desenvolvimento dos liderados, as práticasoriundas da jardinagem são de grande valia, como este artigo demonstra. Com efeito, durantea pesquisa foi possível comparar momentos de contemplação e de ação – onde o jardineiroobserva e reconhece o terreno e as sementes que irá semear, assim como faz o líder, quandoobserva o campo onde irá atuar, diagnostica a problemática a ser resolvida e planeja asintervenções a serem feitas. Em outros momentos, a ação se faz necessária – ao arar o terrenoe/ou semear. Tanto o líder quanto o jardineiro precisam fazer a manutenção, o cultivo dasidéias e das sementes, utilizando-se bem da administração do tempo, em função dos ciclos daprópria natureza. Entre o líder e o jardineiro existe a rica possibilidade de mediaçãometafórica, devido às semelhanças e diferenças existentes entre estas práticas sociais. Naparte de discussão, reflete-se sobre as repercussões desta metáfora e de suas respectivaspráticas para a pesquisa sobre liderança.

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