EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


O "Chefe Ideal" no Imaginário dos Bancários da Região Metropolitana do Recife


Informações

Código: GPR2219
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 05 - Liderança

Autores

Gustavo Leandro Gomes da Silva, Sônia Maria Rodrigues Calado Dias

Resumo

O estudo objetivou investigar o que caracteriza o “Chefe Ideal” na perspectivados Bancários da RMR do Recife, à luz dos Modelos de Mentoria e de Liderança.Especificamente, buscou-se caracterizar o “chefe-líder”, a maior ênfase do quadro teórico,uma vez que a competência, a motivação e o comprometimento dos indivíduos sãomaximizados quando a chefia imediata tem características de liderança. O perfil do líderimpacta o desempenho atingido pelo grupo, influenciando diretamente o comprometimento, amotivação e a competência dos indivíduos, bem como os resultados. No que concerne àmetodologia, em termos de delineamento, o estudo consistiu em uma survey, aplicada àpopulação escolhida de profissionais bancários, incluindo gestores, funcionáriosadministrativos, gerentes, caixas, atendentes e assistentes da região metropolitana do Recife(RMR), das diversas instituições do varejo bancário controladas por capital nacional eestrangeiro (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Real, Safra, Santander, CEF e Unibanco). Aamostra mínima era um n = 371, mas foram pesquisados 400 bancários. A variável chave,“caracterização do chefe-líder”, foi medida através de uma pergunta aberta no questionário.Solicitou-se a descrição de cinco evocações sobre o(a) “melhor chefe” e as razões principaisdessa avaliação. A coleta de dados utilizou um questionário de três partes, mas apenas osresultados da primeira parte foram utilizados no presente trabalho. Nesse mesmo instrumento,o respondente forneceu alguns dados demográficos, escolhidos com base no referencialteórico, como idade, gênero, instituição e cargo exercido. O processo de coleta teve iníciocom a visita às instituições participantes do estudo, para apresentação do estudo eesclarecimentos necessários. Só então os formulários de pesquisa foram distribuídos. Parasuporte ao objetivo de determinar o que caracteriza o chefe-líder na ótica dos respondentes, apartir de uma pergunta aberta, foi utilizada principalmente a Análise de Conteúdo. Osresultados obtidos pela pesquisa confirmam a fundamentação teórica na medida em que osdados gerados pelas unidades de contextos apresentam a “competência” como o fatorprincipal relacionado às características do chefe-líder no imaginário dos bancários. “Ser líder”foi a segunda evocação em ordem de importância no imaginário do chefe ideal. A terceiraunidade de contexto, em ordem de importância, foi correto e está relacionada ao perfil de umlíder íntegro, que possui valores pessoais fortemente arraigados e que são percebidos pelosliderados. Complementam esses achados características como motivação, comprometimento,conhecimento, foco em resultados, objetividade, profissionalismo, criatividade, flexibilidade,humildade, visão e ética. Claramente estes profissionais têm expectativas elevadas em relaçãoaos seus superiores e seria provavelmente benéfico a todos os stakeholders se as organizações,bancárias e não só, enfatizassem a criação e/ou o fortalecimento de programas de formação delíderes, aproveitando as mais recentes evidências científicas tanto na área específica deliderança quanto na de mentoria, considerada cada vez mais uma liderança do mais alto nível.

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