EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Explorando a Responsabilidade Social Empresarial, a Qualidade de Vida no Trabalho e a Qualidade de Vida: Interações e Independências


Informações

Código: GPR2781
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 04 - Mudanças e Permanências nas Relações de Trabalho

Autores

Patrícia de Souza Braz, Mário Teixeira Reis Neto, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque Maranhão, Georgina Alves Vieira da Silva

Resumo

O presente estudo teve como objetivo explorar as interações e as independências existentesentre a qualidade de vida (QV), a qualidade de vida no trabalho (QVT) e a responsabilidadesocial empresarial, em suas causas e efeitos. A investigação realizada apoiou-se no modelo deQV da Organização Mundial de Saúde (WHOQOL GROUP, 1995) e no modelo de QVT deWalton (1973). O trabalho da OMS, frequentemente utilizado nas áreas de políticas públicas eserviço social, aborda a qualidade de vida como um construto composto da qualidade desaúde, das condições de moradia, do trabalho e da vida em sociedade, do indivíduo e de seunúcleo familiar. Walton (1973) é ainda uma referência importante no desenvolvimento depesquisas de QVT no Brasil (CARVALHO-FREITAS, 2009). O presente trabalho baseia-seem um estudo de caso, de natureza qualitativa e de caráter exploratório, que abrangeuentrevistas em domicilio com 40 famílias cuja renda – até quatro salários mínimos - advindaprincipalmente da relação de emprego do chefe de família com uma empresa localizada naregião metropolitana de Belo Horizonte, MG. Tal empresa, que zela pela QVT de seusempregados e desenvolve muitas ações de responsabilidade social. Os dados resultantes dasentrevistas e tratados pela técnica de análise do discurso corroboram os estudos que apontamrelações entre e responsabilidade social, práticas de recursos humanos ligadas à QVT eimpacto positivo na QV dos funcionários e familiares. No sentido inverso, notou-se que afalta de QV afeta a QVT e a capacidade produtiva dos funcionários. Ficou ainda evidente, naamostra pesquisada que as deficiências nos serviços públicos de segurança, educação, saúde ecombate ao tráfico afetam o trabalhador, sua família e a empresa, reduzindo a QV, a QVT,fatores que neutralizam alguns esforços de responsabilidade social. A remuneração e o poderaquisitivo da família apareceram como tema recorrente, explícito ou subjacente, deimportância significativa para a QV e a QVT no grupo investigado. Da mesma forma, aperspectiva de maior escolaridade para os filhos é entendida como o caminho mais viável paraa concretização do ideal de uma vida melhor para o indivíduo e sua família. No entanto,embora fosse esse um discurso recorrente, não se perceberam esforços concretos para tornarreais as perspectivas relatadas. Os dados evidenciam que mesmo o discurso de qualidade devida associada à renda e escolaridade precisa de maior sustentação. Indicam ainda que asiniciativas empresariais destinadas à melhoria da qualidade de vida precisam incorporarindicadores que de fato sustentem as práticas de responsabilidade social. Nesse sentido, opresente estudo pode contribuir para a construção de uma metodologia de trabalho queincorpore dados das famílias como indicadores eficazes para se aferir o papel da empresa noatendimento de diferentes demandas de seus empregados, nem sempre expressas naspesquisas tradicionais ou cobertas pelos benefícios sociais. A pesquisa permitiu aindaestabelecer as necessárias conexões entre os construtos QV, QVT e responsabilidade socialempresarial.

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