Humor na Internet: Trabalhadores Utilizam Nova Estratégia para Protestar contra Demissões e Terceirizações
Informações
Código: GPR2725
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 04 - Mudanças e Permanências nas Relações de Trabalho
Autores
Raquel Alves Furtado, Alexandre de Pádua Carrieri, Paula Fernandes Furbino Bretas
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar de que forma trabalhadores de uma grande empresasiderúrgica brasileira, a Usiminas, utilizaram o humor para se manifestar contra demissões eterceirizações, ocorridas em 2009. Foram analisados dois vídeos caseiros, postados noyoutube. Este artigo é parte de uma pesquisa mais ampla, que abrangeu a história da empresanos últimos 50 anos. As terceirizações não são uma novidade no contexto das relações detrabalho, sendo decorrentes do processo chamado de reestruturação produtiva que seestabeleceu a partir dos anos 1980 (MAZZALI, 2007; CARVALHO NETO, FERNANDES,2005). No entanto, até 2008 a Usiminas não tinha terceirizado diversas áreas. Neste ano, coma troca da presidência, a alta gestão propôs um amplo conjunto de mudanças e o slogan “umnovo jeito de ser Usiminas”. A empresa iniciou um processo de demissões e terceirizações,que foi ampliado com a crise mundial que eclodiu em 2008. Neste novo cenário, ostrabalhadores se valeram de uma ferramenta gratuita, o site de vídeos youtube, paradesconstruir o discurso oficial. Enquanto a siderúrgica pregava, por intermédio de seus meiosde comunicação, a implantação de um “novo jeito de ser Usiminas”, que seria mais moderno,transparente e participativo, os trabalhadores produziram dois vídeos caseiros para contar umaoutra história (BOJE, 2001), ridicularizar o discurso oficial e protestar contra as demissões eterceirizações. Esta estratégia pode ser considerada um “discurso de reação” (SOUZA, 2003).A utilização do humor pelos trabalhadores, como forma de denúncia e manifestação de suavisão de mundo, fazendo frente aos discursos oficiais das empresas já vem sendo estudadaspor outros autores (CARRIERI, 2001, 2004; RODRIGUES, COLLINSON, 1995). Aocombinar a utilização do humor com a internet, no entanto, os trabalhadores demonstraramsua capacidade de se atualizar e encontrar novas formas de se manifestar diante das situaçõesque vivem. Isso parece ter ampliado o poder dos trabalhadores, pelo menos no que dizrespeito à luta simbólica (BOURDIEU, 2005), pois eles tiveram sucesso na desconstrução dodiscurso empresarial. Embora as demissões e terceirizações não tenham sido revertidas, a“nova” gestão foi substituída pelos acionistas após dois anos de mandato. Os acionistas nãoexplicitaram os motivos, mas considera-se que os diversos protestos realizados pelostrabalhadores contribuíram para esta decisão. Os vídeos foram analisados a partir da técnicade análise de discurso de base francesa (MAINGUENAU, 1998; PÊCHEUX, 1990), queconsidera textos orais e escritos como discursos (as letras das músicas que acompanham asimagens foram transcritas e analisadas) e com o suporte da semiótica (PEIRCE, 2000), paraanálise das imagens que acompanham a letra. A análise indica que os trabalhadoresdenunciam o rompimento do contrato psicológico estabelecido pela empresa, que se baseavana estabilidade do emprego. Os autores do vídeo associam a empresa a uma figura feminina,ora mãe, ora amante, e o trabalho na usina como algo que estava predestinado em sua vida.Eles demonstram o sentimento de abandono e traição, condizente com este tipo de situação(WETZEL, 2000).
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