EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


As representações sociais dos universitários de Administração sobre a experiência de estágio


Informações

Código: GPR2524
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 04 - Mudanças e Permanências nas Relações de Trabalho

Autores

Gabriela Bianchi, Sidinei Rocha de Oliveira

Resumo

Ao longo do século XX nota-se a crescente demanda por escolaridade e qualificação,dessa forma, a escola assume importante função na formação dos jovens e preparação para omundo do trabalho. No decorrer do século XX, o estágio desponta como facilitador dainteração escola-trabalho, complementando o processo de formação e contribuindo para ainserção profissional. Nesse contexto, o presente estudo pretende analisar as representaçõesdos universitários sobre a experiência de estágio e suas implicações para sua inserçãoprofissional. Como base teórica para analise utiliza-se os conceitos de inserção profissional eestágio. A inserção profissional pode ser observada por diversos prismas e ter diversasinterpretações para os indivíduos, sendo aqui destacadas a abordagem econômica e aabordagem sociológica. Já o estágio encontra-se no limiar entre formação e atividadeprodutiva, podendo ser observado por diversos enfoques: a) forma de ensino capaz decomplementar as atividades teóricas; b) meio de inserção profissional; c) forma deflexibilização das relações de trabalho. Para realizar a discussão utiliza-se a teoria dasrepresentações sociais, que permite compreender os significados dos estágios a partir dasexperiências cotidianas dos sujeitos. Foram realizadas 11 entrevistas com estudantes de umauniversidade pública do Estado do Rio de Janeiro no período de setembro a novembro de2010. A análise das entrevistas orientou-se pela compreensão das práticas discursivas dossujeitos, técnica indicada por Spink (2004) para o estudo de representações sociais. Asprincipais representações encontradas foram: estágio como aprendizado, como inserçãoprofissional, como período de experimentação, como retorno financeiro e como trabalhoprecário. Dentre as representações encontradas neste estudo, apenas duas têm relação com aintenção primeira de um estágio, são elas: aprendizado e experimentação. As demaisrepresentações encontradas destacam a aproximação que os estágios estão estabelecendo como trabalho, são elas: estágio como inserção profissional, como retorno financeiro e comotrabalho precário, essas duas últimas revela as distorções percebidas nas relações de estágio.Pelas entrevistas percebe-se que estágio é um dos caminhos mais utilizados pelos estudantesde graduação em Administração para ingressar no mercado de trabalho. Porém, nota-setambém que os estágios possuem características muito próximas às das relações de trabalho,ao serem observadas jornadas de trabalho superior às estabelecidas pela lei, atribuições degrandes responsabilidades aos estagiários e consequentemente cobranças em proporçõesmaiores, que podem prejudicar o rendimento escolar dos estudantes, além dos requisitossolicitados no momento do recrutamento destes estagiários. Assim, este trabalho confirma oacentuado caráter laboral que o estágio assume e o distanciamento das intenções primárias deum estágio que são: o aprendizado e experimentação. O estágio pode ser considerado umapré-carreira, onde o estudante adquire experiência e forma suas redes de contato através dasocialização no ambiente de trabalho.

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