Processo de expatriação e repatriação de funcionários em uma multinacional do setor metalmecânico
Informações
Código: GPR1609
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 03 - Gestão de Carreiras
Autores
Maristela Sonda Dame, Fábio Verruck, Fernanda Lazzari, Roberto Birch Gonçalves
Resumo
A expatriação de funcionários é um problema de grande relevância para as empresasmultinacionais. A necessidade de transferir conhecimento experencial adquirido porfuncionários do estabelecimento matriz para subsidiárias no exterior traz consigo dificuldadesinerentes ao processo de gestão de pessoas. Essas dificuldades estão relacionadas aogerenciamento dos recursos humanos no exterior em termos de seleção de profissionaisqualificados (CAGLIURI, 2000; FLYNN, 1995), adaptação cultural (BLACK;MENDENHALL; ODDOU, 2000), remuneração e benefícios (LATTA, 1999) e à necessidadede deslocar funcionários e suas famílias para locais distantes do seu país de origem. Aliado aisso, pesquisas recentes em empresas brasileiras têm observado uma problemática reversa,relacionada ao processo de retorno do funcionário expatriado ao seu país de origem, chamadode repatriação (LIMA; BRAGA, 2010, VIANNA; SOUZA, 2009). O presente trabalhoprocurou investigar as principais soluções encontradas para o gerenciamento dessesproblemas através de um estudo de caso (YIN, 2005; GIL, 1999) em que foram entrevistadosfuncionários expatriados e repatriados e a gestão desse processo na organização em questão.Foram realizadas entrevistas em profundidade com dez funcionários, sendo cinco delesexpatriados e outros cinco já repatriados. Aliado a isso, realizou-se uma investigação acercado processo de expatriação na empresa objeto de estudo. Para a análise utilizou-se a técnicade análise de conteúdo (BARDIN, 2004). Os resultados demonstraram que a criação deprogramas de sucessão de gestores facilitou o processo seletivo ao desenvolver internamentena empresa as competências culturais e lingüísticas necessárias para o desenvolvimento deatividades no exterior. Também se observou que os benefícios não-financeiros percebidospelos expatriados foram considerados em igual nível de importância em relação àremuneração e outros estímulos financeiros como incentivos para decidirem atuar no exterior.Por fim, foi possível identificar as dificuldades enfrentadas pelos repatriados, visto que oprocesso de repatriação ainda não é uma prática devidamente regulamentada na empresaanalisada. As formas de minimização desse problema em específico foram apontadas pelospróprios entrevistados a partir de sua experiência. A análise dos resultados permitiu elaborarum quadro descritivo com os principais problemas enfrentados pela empresa objeto de estudoe as práticas que podem atenuá-los e até mesmo elimina-los. Essas práticas podem servir dereferência para outras empresas que enfrentam dificuldades semelhantes.
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