Gerações e Carreira: A Relação entre as Percepções sobre Carreiras Inteligentes e sobre Crescimento Profissional nas Organizações
Informações
Código: GPR397
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 03 - Gestão de Carreiras
Autores
Elza Fátima Rosa Veloso, Rodrigo Cunha da Silva, Joel Souza Dutra
Resumo
Neste artigo é apresentado um estudo quantitativo, que teve como objetivo investigar apossível relação entre a percepção sobre o desenvolvimento das competências das carreirasinteligentes e a percepção sobre crescimento profissional nas organizações, considerando asdistintas preferências e visões de mundo das gerações Baby boomers, X e Y. A baseconceitual para o delineamento do estudo foi estruturada da seguinte forma: para tratar decrescimento profissional, foi considerado o contexto atual das carreiras e o fato de que o talcrescimento, atualmente, já não depende exclusivamente da pessoa alcançar um lugar nahierarquia de uma organização, mas sim, do desenvolvimento de competências transferíveisentre organizações. É nesse contexto que surge a hipótese das carreiras inteligentes, queconsidera o agrupamento dessas competências em três blocos: Knowing why (sabendo porquê) ; Knowing how (sabendo como) e Knowing whom (sabendo com quem). Quanto à baseconceitual voltada para as gerações, na divisão aqui utilizada, é possível apontar o fato de queos Baby boomers são mais propensos a seguir os valores tradicionais relacionados aocumprimento de suas obrigações voltadas à carreira; já as pessoas da geração X mostram-seconsideravelmente descrentes e desconfiadas em relação às organizações; enquanto os dageração Y têm certa relutância em obedecer à hierarquia organizacional. Quanto aolevantamento dos respondentes, este é proveniente do banco de dados de uma pesquisa,realizada anualmente, com organizações que procuram se destacar em termos de climaorganizacional e práticas de gestão de pessoas, sendo que, os dados utilizados referem-se àaplicação da pesquisa no ano de 2010. Como regra, as 541 empresas inscritas tinham que termais de 100 empregados e atuar no mercado brasileiro e/ou internacional por mais de cincoanos. Tais empresas apresentam características que as diferenciam umas das outras: porte,setores de atuação, região de atuação no país, origem do capital, entre outros. Para a apuraçãoda percepção dos empregados, foi utilizada a escala de Likert. Para análise dos resultados, foiutilizada a modelagem de equações estruturais. Entre as descobertas do estudo, é possíveldestacar que a percepção sobre a competência Knowing whom influencia mais a visão dosBaby boomers sobre crescimento profissional, do que as pessoas das gerações X e Y. Concluiseentão que os Baby boomers utilizam melhor a influência política nas organizações do queas outras gerações. Por outro lado, as gerações X e Y, por serem mais questionadoras,apresentam influência mais positiva da percepção de Knowing why sobre sua percepção sobrecrescimento profissional, fato condizente com suas características geracionais. Sobre apercepção de Knowing how, não foram constatadas diferenças entre as gerações quanto à suainfluência sobre a percepção de crescimento profissional, ou seja, tal influência é altamentepositiva para as três gerações. Conclui-se, então, que o estímulo ao desenvolvimento dashabilidades relevantes para o trabalho pode ser considerado a parte mais concreta napercepção dos empregados sobre crescimento profissional na organização.
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