EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Gestão da Diversidade e Endomarketing: Existe uma Relação?


Informações

Código: GPR3014
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 02 - Trabalho e Diversidade

Autores

Aline Rodrigues Fernandes, Kamilla Alves Rodrigues Ferreira, Fernanda da Vitória Lebarcky

Resumo

As organizações tem se tornado cada vez mais diversificadas em termos de gênero, etnia,nacionalidade e habilidades, impactadas principalmente pela abertura e aproximação demercados. Essa diversidade gera um ambiente de dualidades, que oferece vantagens edesvantagens. Apesar da importância e complexidade do tema para as organizações, o temaainda encontra-se incipiente na literatura administrativa nacional (VERGARA; IRIGARAY,2007). A fim de potencializar os pontos positivos e reduzir os negativos, as empresasdesenvolvem políticas para gerenciar a diversidade cultural. Essas políticas caracterizam-sepela valorização e aproveitamento das diferenças, redução de preconceitos e discriminação epromoção de justiça e inclusão (TORRES; PÉREZ-NEBRA, 2004; INSTITUTO ETHOS,2002; COX, 1994). No mesmo sentido, o endomarketing objetiva o desenvolvimento e avalorização dos colaboradores, considerados como clientes internos da organização (BRUM,1998). Ao analisar os objetivos da Gestão da Diversidade e do endomarketing, no que serefere à valorização dos colaboradores e ao desempenho organizacional, pode-se supor queessas políticas de gerenciamento se relacionem e que haja contribuições de uma para a outra.Parte-se do pressuposto de que políticas que valorizem as diferenças individuais, que reduzama discriminação e que promovam justiça e inclusão impactam no endomarketing de umaorganização. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva investigar a existência de relaçõesentre uma política de Gestão da Diversidade e os objetivos de endomarketing selecionados –motivação, empowerment, valorização, envolvimento/comprometimento e satisfação. Paraisso, foi desenvolvido um estudo de caso na ArcelorMittal Monlevade, em duas fases – umaqualitativa e outra quantitativa. A coleta de dados foi desenvolvida através de entrevistas,questionários e documentos. Os dados qualitativos foram analisados através da técnica deanálise de conteúdo e os quantitativos através do coeficiente de correlação Rho de Sperman.Os resultados apontaram relações positivas entre a política e os objetivos investigados. Aoanalisar a freqüência de respostas, o objetivo mais relacionado com a política de Gestão daDiversidade foi o comprometimento. Porém, na análise de correlação, os objetivos maisrelacionados correspondem à satisfação e à valorização dos colaboradores. O objetivo menosrelacionado, por sua vez, corresponde ao empowerment. A partir do desenvolvimento dessetrabalho foi possível identificar alguns benefícios gerados pela política de Gestão daDiversidade tanto no público interno – evidenciados no trabalho – quanto no externo –apontados pela literatura. Assim, ressalta-se a importância da continuidade de pesquisas nessecampo, a fim de identificar novas concepções e abordagens para a diversidade nasorganizações.

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