EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Suporte Social no Trabalho, Suporte Organizacional e Comprometimento: Um Estudo com Professores da Rede Municipal de Ensino


Informações

Código: GPR2053
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 01 - Gestão de Pessoas, Relações de Trabalho e Comportamento Organizacional

Autores

Simone Alves Pacheco de Campos, Vania de Fátima Barros Estivalete, Mauri Leodir Löbler

Resumo

A educação básica desempenha um papel central no desenvolvimento de indivíduos enquantocidadãos plenos e ativos na sociedade. Devido a sua importância central, os debates acerca daqualidade do ensino têm sido constantes no contexto atual, principalmente no que concerne aoensino público, oferecido pelo Estado em suas esferas federais, estaduais e municipais. Nocentro destes debates, emergem a importância e o papel desempenhado pelos professores,bem como suas condições de trabalho. Inserido nesta temática estudo foi desenvolvido com oobjetivo de identificar as relações entre o suporte social no trabalho, suporte organizacional eo comprometimento organizacional, considerando a realidade vivenciada por professores darede municipal de ensino. Para tanto, realizou-se uma pesquisa survey descritiva, de naturezaquantitativa, com 336 professores da rede municipal de ensino, da cidade de Santa Maria, RS.O instrumento de coleta de dados foi estruturado a partir de três modelos: a Escala dePercepção de Suporte Social no Trabalho (GOMIDE JUNIOR, GUIMARÃES e DAMÁSIO,2004; 2008), a Escala de Percepção de Suporte Organizacional (SIQUEIRA1995; 2008) e aEscala de Bases do Comprometimento Organizacional, (MEDEIROS et al, 2005). Emrelação ao suporte social no trabalho, os resultados obtidos sinalizaram para percepçõessimilares em relação às percepções de suporte social e informacional, e, por outro lado, umamenor valorização da percepção de suporte social instrumental. No que diz respeito aosuporte organizacional, pode-se observar que professores manifestaram uma elevadapercepção de suporte organizacional por parte das escolas, com ênfase no que tange àpercepção acerca da preocupação da escola para com a satisfação no trabalho. No que tangeao comprometimento organizacional, em relação aos professores os resultados indicam umamaior valorização da Obrigação pelo Desempenho e, por outro lado, uma menor valorizaçãoda base Falta de Recompensas e Oportunidades. Ao estabelecer relações entre os construtos,pode-se evidenciar que suporte social no trabalho, suporte organizacional e comprometimentoorganizacional são temas correlatos. Considerando a relação entre suporte social no trabalho ecomprometimento organizacional, observou-se existirem relações elevadas entre o suporteemocional e as bases Afiliativa e Afetiva, enquanto que, por outro lado, o suporte socialinstrumental apresentou correlações fracas com todas as bases do comprometimentoorganizacional. Em relação ao suporte organizacional, os resultados evidenciaram elevadascorrelações fortes entre este construto e as bases Afiliativa, Obrigação em Permanecer eAfetiva. Por fim, no que tange às relações existentes entre o suporte social no trabalho e osuporte organizacional, observou-se a existência de elevadas associações entre o suportesocial emocional e instrumental e a percepção de suporte organizacional.

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