EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Comprometimento Organizacional: Avaliando Professores Universitários em Regimes Diferenciados de Carga Horária de Trabalho


Informações

Código: GPR867
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: Tema 01 - Gestão de Pessoas, Relações de Trabalho e Comportamento Organizacional

Autores

Jorgiane Suélen de Sousa, Luiz Carlos Honório

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo principal analisar como se relacionam o comprometimentoorganizacional e a carga horária de trabalho em uma instituição de ensino superior privada nointerior de Minas Gerais, segundo a abordagem multidimensional de Medeiros (2003). Estaabordagem amplia a dimensionalidade do modelo de Meyer e Allen (1991), mensurando aexistência de sete bases envolvidas com o comprometimento organizacional: afetiva;obrigação em permanecer; obrigação pelo desempenho; afiliativa; falta de recompensas eoportunidades, linha consistente de atividade e escassez de alternativas. A pesquisa contoucom a participação de 187 docentes de ensino superior, enquadrados nas seguintes cargashorárias: integral, parcial e horista. O estudo proposto foi realizado por meio de um estudo decaso, utilizando-se técnicas quantitativas e qualitativas de levantamento de dados. Para acoleta de dados, adotou-se a escala EBACO (Escala das Bases de ComprometimentoOrganizacional) construída e validada por Medeiros (2003), composta por perguntas fechadasem formato de escala de concordância do tipo Likert. A análise quantitativa dos dados buscoucomparar os resultados do comprometimento organizacional conforme a escala EBACO noque tange ao regime de trabalho dos docentes participantes do estudo, como também deacordo com as informações demográficas e ocupacionais dos pesquisados, utilizando-se testesestatísticos de Friedman, Mann-Whitney e Kruskall-Wallis. Após a mensuração quantitativa ecom base em seus principais resultados, realizou-se análise qualitativa por meio de 19entrevistas com um grupo de professores, escolhidos e divididos intencionalmente de acordocom o sexo, a idade, o grau de escolaridade e o regime de trabalho. Analisando os trêsregimes de carga horária dos docentes participantes do estudo, foi verificado um altocomprometimento nas bases obrigação pelo desempenho, afetiva, e afiliativa, com osdocentes integrais e horistas revelando maiores escores a este respeito. O indicador maisexpressivo constatado em relação à obrigação pelo desempenho associou-se à preocupaçãocom o bom desempenho da função na instituição, já na base afetiva voltou-se para aidentificação com a filosofia da instituição e, na base afiliativa, disse respeito ao sentimentode pertença ao grupo. As mulheres revelaram maiores crenças de que devem manter certasatitudes e regras da instituição, para fins de manutenção no trabalho, e os homens acreditamque teriam um pouco mais de alternativas no mercado educacional de trabalho caso deixassema instituição em que lecionam. Os docentes acima de 40 anos se dizem mais seguros emdeixar a instituição, sustentados pela experiência adquirida, pela profissionalização e pelo tipode profissão que exercem. Os professores especialistas afirmaram estar mais seguros emdeixar a instituição, considerando que terão maiores oportunidades de trabalho fora dainstituição. Os professores integrais se mostraram mais reconhecidos pelos colegas detrabalho, enquanto que os professores parciais e os horistas se queixaram mais em relação afalta de recompensas e oportunidades oriundas da instituição.

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