EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Análise de Redes Sociais como Ferramenta que Contribui para Melhoria das Relações entre Empresas Participantes de um APL do Setor de Eventos


Informações

Código: GOL1271
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Tema 06 - Redes de Operações e Clusters Industriais e de Serviços

Autores

Marco Antonio Pinheiro da Silveira, Milton Carlos Farina, José Carlos Dugo, Marcos Takao Ozaki

Resumo

O setor de eventos, ou seja, de empresas que organizam festas, consiste em casotípico em que diferentes atores tais como buffet, fotógrafo, DJs ou músicos, decoradores sejuntam para a realização de eventos pontuais. Este trabalho se propõe a analisar um ArranjoProdutivo Local (APL) do setor de eventos localizado em região metropolitana brasileiraconstituído por 88 empresas do setor de eventos. O objetivo deste trabalho foi identificar asrelações de conhecimento existentes entre os participantes do APL Eventos, utilizando-se daabordagem de Análise de Redes Sociais (ARS) ou Strategic Network Analysis (SNA) e apartir dos resultados desta análise buscar identificar formas de melhorar as relações entre osparticipantes do APL. O estudo procura contribuir para o entendimento das relações entreatores participantes de arranjos desta natureza, o que pode favorecer a identificação depossíveis melhorias nestas relações. Na pesquisa baseada na ARS se identificou quemconhece quem entre as empresas do APL. O questionário foi respondido por 53 empresas e osresultados mostraram lacunas nas relações entre as empresas. Os questionários respondidosforam lançados no software UCINET, tendo sido obtidos outputs oferecidos pela técnicaARS. Os participantes puderam efetuar a análise das informações contidas na suasegonetworks (redes próprias), que é bastante útil para a gerência da empresas. Também foramidentificadas empresa com maior centralidade – aquelas que conhecem mais empresas eaquelas que são mais conhecidas. Outro dado relevante apresentado aos participantes do APLEventos foi a média de conexão total por tipo de empresa. Verificou-se que os buffets são asempresas mais conectadas, enquanto que empresas de fotografia são as menos conectadas. Emworkshop com 31 participantes do APL os grupos apresentaram sugestões de ações paramelhorias nestas relações. Os resultados fornecidos pela ARS foram considerados importantespara gestores do APL Eventos, enquanto retrato da realidade atual e direcionador para açõesfuturas. Os participantes do APL Eventos acreditam ser possível melhorar relacionamentosentre si e estão dispostos e empreender esforços neste sentido. As principais ações queemergiram no workshop para que atinjam este objetivo são: Realização de mais reuniõesinformais, confraternizações, passeios etc; Criação de espaço virtual que permita interaçãoentre os participantes e Realização de mais reuniões formais gerais e em célula.

Abrir PDF