EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Determinantes da Realização da Logística Reversa no Setor Supermercadista


Informações

Código: GOL2769
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Tema 05 - Operações e Cadeias Sustentáveis

Autores

Ronan Torres Quintão, Luciana Flávia Nunes de Jesus

Resumo

A logística reversa traz a possibilidade de destinar corretamente produtos devolvidos ou nofim de sua vida útil, seja retornando-os ao ciclo produtivo ou buscando um descarteambientalmente correto. Várias empresas realizam ou podem realizar a logística reversa.Buscou-se, neste artigo, analisar os determinantes da realização da logística reversa de pósconsumono setor supermercadista. Para alcançar tal objetivo, procurou-se identificar naliteratura os principais determinantes da realização da logística reversa, verificar como osprocessos de logística reversa de pós-consumo são desenvolvidos em empresas do setorsupermercadista, comparar os determinantes da realização da logística reversa de pósconsumoem supermercados com portes diferentes e identificar as relações entre essesdeterminantes. Para tanto, através da abordagem qualitativa, utilizou-se o estudo de casosmúltiplos envolvendo dois supermercados, sendo um de pequeno/médio porte e outro degrande porte, com observação não-participante destes locais e entrevistas semi-estruturadasjunto aos gestores destes estabelecimentos. Constataram-se, em ambos os supermercados que,das várias destinações dadas às caixas de papelão, a maioria das embalagens são vendidaspara empresas de reciclagem. Dentre os vários determinantes que podem levar à utilização dalogística reversa descritos pela literatura, a busca pela eficiência do fluxo de materiais foi oprincipal apontado pelos dois supermercados estudados, pela necessidade de darem destino aogrande volume de papelão gerado diariamente e liberarem espaço no estabelecimento. Osegundo determinante apontado por ambas as empresas se refere à adequação às questõesambientais, não se dispondo as caixas de papelão indiscriminadamente no ambiente. Reduçãode custos, ganhos de receita, existência de leis ambientais e criação de imagem diferenciadada empresa junto ao cliente não foram determinantes apontados pelos supermercados. Pararealizar as análises foi elaborado um modelo que relaciona os determinantes de utilização dalogística reversa nas empresas, envolvendo as dimensões: mercadológicas, ambientais,operacionais e financeiras nas quais organizações estão inseridas, e os seus stakeholders:cliente, sociedade, governo, funcionários e acionistas/proprietários. O modelo ajuda a mapearas razões da adoção da logística reversa e a identificar as lacunas de oportunidades existentesnas empresas em relação a essa prática. A pesquisa verificou que o porte da empresa (pequenoe grande supermercado) não influenciou na motivação da adoção da logística reversa dascaixas de papelão. Sugerem-se pesquisas futuras para aplicação do modelo em outroscontextos e sua validação quantitativa.

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