de Responsabilidade Social Corporativa na Cadeia de Suprimentos do Setor de Petróleo e Gás Natural: O Caso dos Fornecedores Pernambucanos da Petrobrás
Informações
Código: GOL1826
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Tema 05 - Operações e Cadeias Sustentáveis
Autores
Elidiane Suane Dias de Melo, Marcos André Mendes Primo, Carla Regina Pasa Gómez, Rodrigo Gayger Amaro
Resumo
A pesquisa tem como objetivo analisar a influência dos critérios de responsabilidade social nagestão de fornecedores de segunda camada da Petrobrás. Considera-se como critérios deresponsabilidade social os critérios de SMS e Gerencial. Para atendimento desse objetivobuscou-se esclarecer nuances do processo de seleção de fornecedores da Petrobrás, conhecer apercepção das empresas em relação ao processo de seleção de fornecedores da Petrobrás,compreender a percepção das empresas sobre a responsabilidade social corporativa,identificar práticas de seleção de fornecedores influenciadas pelos critérios de SMS eGerencial e discutir a motivação das empresas locais, a partir de aspectos do isomorfismoorganizacional, em utilizar as práticas de responsabilidade social da Petrobrás nogerenciamento de seus próprios fornecedores. A fundamentação teórica utilizada na pesquisafoi constituída por estudos na área de responsabilidade social na cadeia de suprimento,seleção de fornecedores e isomorfismo organizacional. Os processos e critérios de seleção defornecedores da Petrobrás foram abordados pelo levantamento bibliográfico, pesquisadocumental e realização de entrevistas. A pesquisa é um estudo qualitativo de múltiplos casos,tendo como unidades de análise as empresas CODISTIL, MCM e JBR. Para coleta de dadosutilizou-se entrevistas semi-estruturadas e pesquisa documental. Os principais resultadosindicam que, no aspecto da responsabilidade social, a Petrobrás influencia de forma diferenteas empresas pesquisadas. As empresas CODISTIL e MCM apresentam práticas diferenciadasentre “fornecedores Petrobrás” e demais fornecedores. Os critérios de SMS e Gerencialinfluenciam as práticas relacionadas apenas aos fornecedores dos contratos específicos daestatal. A JBR faz uso de aspectos de responsabilidade social corporativa em suas práticas degestão de fornecedores, no entanto esse comportamento não foi motivado pelo relacionamentocom a Petrobrás. Dessa forma, percebe-se que os critérios de SMS e Gerencial da Petrobrásinfluenciam de forma superficial as práticas de gerenciamento de fornecedores nas empresasda pesquisa. CODISTIL e MCM apresentam um comportamento isomórfico coercitivo,enquanto a JBR não apresenta enquadramento nas categorias isomórficas, já que sua atuaçãofoi desenvolvida de forma independente ao relacionamento com a Petrobrás. Sendo assim,entende-se que a teoria institucional isoladamente não é suficiente para explicar ocomportamento dos atores presentes no campo pesquisado. Por fim, acredita-se que, se há naPetrobrás a intenção de disseminar as práticas presentes em seus critérios de SMS e Gerencialao longo da cadeia de fornecedores, a estatal precisa reavaliar seu processo de seleção emquestões voltadas ao aprimoramento do escopo dos requisitos, além da forma como orienta apropagação desses requisitos ao longo da cadeia de suprimentos.
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