EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Melhoria de Processos em uma Instituição de Ensino Superior: uma abordagem orientada ao Processo de Pensamento da Teoria das Restrições


Informações

Código: GOL2837
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Tema 04 - Operações de Serviços

Autores

Fabiano Cislaghi Dallacorte, Daniel Pacheco Lacerda, Gustavo Henrique Dienstmann

Resumo

O ambiente competitivo em que estamos inseridos e suas características obriga as empresas afocarem a gestão de seus processos. Com o ciclo de vida dos produtos se tornando cada vezmais curtos, surge a necessidade de inovação em termos de produtos e processos produtivos.Da mesma forma, precisa-se saber em que parte do processo é necessário realizarinvestimentos, para que sejam maximizados em termos de ganhos para a organização e para ocliente. A diversidade de produtos produzidos pela mesma empresa, combinado com o ciclode vida cada vez mais curto desses produtos, incentiva as organizações a investirem noconhecimento dos seus processos. Os clientes têm cada vez mais poder de exigência, denecessidades de customização e adequação às suas preferências. Portanto, nunca houve tantaexigência quanto aos conhecimentos diferentes e com grau tão alto de especialização como oque se vê agora. Face a isso, traz-se para discussão o estudo dos processos de gestão deprojetos de pesquisa de uma Instituição de Ensino Superior. Se propõe, então, o redesenho dosprocessos sob a ótica do Processo de Pensamento da Teoria das Restrições, onde é possívelutilizar a Árvore da Realidade Atual (ARA) para levantar Efeitos Indesejados dessesprocessos. Com base no resultado da ARA, propõe-se o redesenho dos processos para que oimpacto negativo das relações causa-efeito resultantes seja diminuído. Utiliza-se comoreferência teórica trabalhos focados na gestão de processos, Gestão por Processos e Teoria dasRestrições, principalmente voltados às ferramentas do seu Processo de Pensamento. Apesquisa tem uma abordagem qualitativa com base em estudo de caso. Essa abordagem faz-senecessária para interpretar e compreender as influências da melhoria de processos através daidentificação de Efeitos Indesejados. Para o levantamento dos Efeitos Indesejados,realizaram-se entrevistas individuais com funcionários da Instituição de Ensino Superior quetrabalham diretamente com a gestão de projeos de pesquisa e com pesquisadores com projetosde pesquisa ativos na Universidade. Como resultado das entrevistas, surgiram os EfeitosIndesejados de cada processo, que foram tratados através dos dez passos para a construção daÁrvore da Realidade Atual. As ARAs foram analisadas e adequadas pelos autores, emconjunto com os entrevistados. A principal contribuição da pesquisa para a prática da gestãode projetos na Instituição de Ensino Superior estudada é fornecer aos participantes dosprocessos informações concisas de quais são os problemas que afetam o desempenho dagestão de projetos. Assim, é possível realizar um redesenho dos processos a fim de melhorar odesempenho global da gestão.

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