Um panorama dos estudos sobre avaliação de desempenho logístico - Indicadores e sistemas de mensuração
Informações
Código: GOL2971
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Tema 03 - Logística e Supply Chain Management
Autores
Ernani Carpenedo Busanelo
Resumo
As praticas logísticas e as cadeias de suprimentos estão sendo revestidas de importânciaestratégica diante do atual contexto globalizado e competitivo em que as empresas estãoinseridas. É prudente considerar que a concorrência tem se concentrado no nível das cadeiasem detrimento às companhias individualmente. Como parte vital do processo de negócios, asações logísticas e as cadeias de suprimento, da mesma forma que outras áreas organizacionais,necessitam ter seu desempenho monitorado. Para Neely et al. (2005), a mensuração dedesempenho engloba os conceitos de eficiência e eficácia em relação às ações, logo, pode serdefinida como o processo e/ou a métrica usada para quantificar a eficiência e a eficácia daação de uma organização ou de determinados processos. Para que isso se materialize sãonecessários indicadores que permitam fazer este monitoramento. Um indicador dedesempenho é uma variável que demonstra quantitativamente a eficácia ou a eficiência ouambas, de parte ou do todo de um processo ou sistema, frente a uma determinada norma ouobjetivo (LOHMAN et al., 2004). Frente à primazia de indicadores financeiros nas açõesavaliativas, Verbeeten e Boons (2009) salientam que métricas não-financeiras devem serinseridas para suprir limitações das medidas puramente financeiras. Para Folan e Browne(2005), a evolução das práticas de medição de desempenho iniciadas nos anos 1980 culminouno surgimento dos performance measurement systems – PMS, conjunto de métricas usadospara quantificar a eficiência e a eficácia de ações, e segundo Bititci et al. (2000), necessitaestar alinhado com as prioridades estratégicas da organização. Na avaliação organizacionaltêm se destacado o balanced scorecard – BSC (KAPLAN; NORTON, 1992, 1997), o tableaude bord – TB (EPSTEIN; MANZONI, 1998), e o benchmarking (NEELY et al., 2005).Moller (1994) e Bowersox e Closs (2001) consideram que a performance logística pode seranalisada sob duas tipologias ou perspectivas: a eficiência e a eficácia, e sob este prismasurgiram PMS para esta finalidade. São recorrentes na literatura os seguintes instrumentos ousistemas: modelo SCOR (SCC/SCOR, 2010); Benchmarking logístico (STEWART, 1995); eBSC para logística e cadeia de suprimentos (BREWER; SPEH, 2000). Apesar dos avançosobservados neste campo na última década, e de pontos convergentes entre pesquisadores,observa-se a inexistência de um modelo consensual ou conclusivo para avaliar o desempenhologístico e das SC. Diante disso, este estudo objetiva evidenciar indicadores chaves oudimensões que devem ser consideradas ao se implementar um sistema de avaliação dedesempenho logístico e de cadeias de suprimento. A opção metodológica recaiu sobre umainvestigação teórica seguida de discussão propositiva. Salienta-se que os resultados obtidosapontam para alguns componentes fundamentais para se avaliar a performance das SC.Embasado na literatura, o estudo considera que devem fazer parte de um instrumento deavaliação medidas internas e externas, bem como, indicadores de natureza financeira e nãofinanceira.A análise deve abranger as esferas intra e inter-organizacionais e deve permear acadeia a montante e a jusante.
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