EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Criação e Apropriação de Valor em Gestão de Cadeias de Suprimentos: Uma Revisão de Literatura


Informações

Código: GOL1038
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Tema 03 - Logística e Supply Chain Management

Autores

Priscila Laczynski de Souza Miguel, Guilherme Silveira Martins

Resumo

A importância da gestão da cadeia de suprimentos e dos relacionamentos colaborativos têmcrescido dentro do campo de operações e no contexto geral da disciplina de administração,com estudos acadêmicos contribuindo para aprofundar o conhecimento e o desenvolvimentoda teoria. Na prática, diversas empresas adotaram novas práticas de gestão de suprimentospara melhorar sua performance (COUSINS; LAWSON; SQUIRE, 2006). O princípio quenorteia a literatura é de que uma estratégia comum e a adoção de práticas de integração ecooperação entre membros de uma mesma rede resultam em criação de valor e desempenhosuperior para cada participante e também para a relação como um todo COOPER;LAMBERT; PAGH, 1997; MENTZER et al., 2001). A visão relacional da estratégia forneceembasamento teórico ao explicar como o relacionamento inter-organizacional pode resultarem vantagem competitiva em relação à concorrência (DYER; SINGH, 1988).Do ponto de vista empírico, diversos estudos têm sido publicados em diferentes periódicosinternacionais de operações, cadeias de suprimentos e também de estratégia, mas a falta deuma análise mais detalhada e integrada dos resultados não permite o avanço do conhecimentosobre relacionamentos estratégicos ou a generalização da teoria (FROHLICH; DIXON, 2006;HUBBARD; VETTER; LITTLE, 1998).O próprio conceito de vantagem competitiva em estratégia está em desenvolvimento,recentemente convergindo para o consenso de que ocorre se a empresa cria mais valoreconômico que seus competidores (PETERAF; BARNEY, 2003). Criação de valor, por suavez, é definida como a diferença entre disposição a pagar dos clientes de determinada empresae o custo de oportunidade de seus fornecedores (BRANDENBURGER; STUART, 1996).Paralelamente, a empresa só pode manter esta vantagem competitiva ao longo do tempo, se écapaz de se apropriar deste valor (COFF, 1999; PETERAF; BARNEY, 2003). Apesar daadoção dos termos comuns, parece não haver integração entre estes dois campos, o queimpede uma melhor compreensão do real impacto da adoção destas práticas para as empresase para a cadeia.O presente estudo tem como objetivo preencher estas lacunas, analisando como os estudosempíricos têm avaliado o impacto sobre gestão da cadeia de suprimentos e relacionamentosentre empresas sobre o desempenho e sobre a criação e apropriação de valor.Para isto, foi realizada uma extensa revisão de literatura dos estudos empíricos em 8 (oito)periódicos internacionais, o que resultou em 83 artigos sobre o tema. Os artigos foramclassificados quanto às dimensões utilizadas, a unidade de análise, a fundamentação teórica, aestratégia de pesquisa, ferramenta de análise de dados e a operacionalização do desempenho.Os resultados sugerem que, embora ainda não possam ser considerados conclusivos pelosdiferentes desenhos de pesquisa e pela limitação das amostras estudadas, há uma tendência arelação positiva entre características específicas e desempenho. Contudo, ao avaliar o efeitodo relacionamento colaborativo sobre o desempenho da empresa apenas, as pesquisas nãoestão testando se há criação de valor, mas sim apropriação de valor, identificandooportunidade para futuras pesquisas.

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