Inovação em Logística como Fonte para Desempenho e Orientação para o Mercado: Um Modelo Teórico e Proposições para Pesquisa
Informações
Código: GOL898
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Tema 03 - Logística e Supply Chain Management
Autores
Marcio Vieira de Almeida
Resumo
Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, entender a voz do cliente edo mercado, disseminar a informação dentro da organização e formular uma resposta eficientepassou a ser uma função preponderante para o bom desempenho de uma firma. Nestecontexto, a inovação em Logística tem cumprido um papel de destaque. A aplicação de novastecnologias e processos contribuem para a melhoria do desempenho logístico e desempenhoda firma. Através da construção de um modelo teórico e proposições para futuras pesquisasempíricas, este artigo tem o objetivo de provocar reflexões sobre o impacto das inovações emLogística no desempenho da firma e na adoção de uma estratégia voltada para omercado.Trata-se de uma abordagem teórica elaborada através de uma vasta revisão teóricados conceitos centrais sobre Inovação (Freeman, 1982; Damanpour, 1996; Deshpande, 1993;Afuah, 1998; e Schumpeter 1934, 1950) , Orientação para o Mercado ( Argawal et.al., 2003;Kholi & Jaworsky, 1990; Menguc & Auh, 2006; Jaworsky & Ajay, 1993; Vasquez et al.,2001; Day, 2001, 1994 e 2001; Slater, 1995 e Narver & Salter, 1990 e1998) e Logística eDesempenho da Firma (Lynch et al. 2000; Christopher, 1999; Prahalad & Hamel, 1990;Fugate et al., 2008 e Mentzer et al., 2004). Adicionalmente a revisão teórica, dadossecundários provenientes de pesquisas do CEL / COPPEAD (1998) foram levantadosdemonstrando a importância da Logística no desempenho das firmas. A construção do modeloteórico parte da integração do referencial teórico e os dados secundários sobre a importânciadas inovações em Logística para o desempenho da firma, desempenho logístico e, finalmente,orientação para o mercado. O modelo teórico propõe sete diferentes proposições parapesquisas futuras que buscam relações positivas entre as inovações em Logística, odesempenho das firmas e o processo de orientação para o mercado. Este artigo buscacontribuir academicamente para debate e reflexões sobre como as inovações em Logísticapodem orientar as empresas para o mercado. Além disso, estimula-se a realização de testessobre o modelo teórico através de pesquisas empíricas sobre as proposições descritas nesteartigo. Adicionalmente, o artigo também discute as implicações gerenciais provenientes domodelo. Propõem-se reflexões por parte dos gestores sobre o papel da Logística no processode orientação para o mercado, bem como, no processo de desempenho da firma e desempenhologístico. Para isso medidas de desempenho logístico que servem como base de controle dodesempenho são relacionadas (Bowersox & Closs, 2001).
Abrir PDF