EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Gestão da Cadeia de Suprimento e Vantagem Competitiva: Uma Análise na Indústria de Têxtil a partir da Visão Relacional


Informações

Código: GOL791
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Tema 03 - Logística e Supply Chain Management

Autores

Fernando Luiz Emerenciano Viana, José de Paula Barros Neto, José Augusto Lacerda Fernandes

Resumo

Esse artigo tem como objetivo geral investigar a contribuição da gestão da cadeia desuprimento para a obtenção de vantagem competitiva por empresas da indústria têxtil, tendocomo foco principal de análise as relações inter-organizacionais (díades). Para a realização dapesquisa nas empresas, utilizou-se como referência o modelo de análise desenvolvido porViana, Barros Neto e Añez (2009). Trata-se de um estudo de casos múltiplos interpretativo,que utilizou como instrumento de coleta de dados primários um roteiro de entrevista semiestruturado.Para a análise dos dados foram utilizados os fundamentos da adaptative theory(Layder, 1998), que têm como base o método das comparações constantes, procedimentoanalítico originado da estratégia de pesquisa grounded theory. A partir do referencial teórico edo modelo de análise utilizados, foram definidas três categorias-chaves do trabalho, com suasrespectivas propriedades e dimensões: (1) características do relacionamento com osfornecedores; (2) relações das empresas com o governo e; (3) relações das empresas cominstituições de fomento. A categoria características do relacionamento com os fornecedoresmanifestou-se nos dados sob a forma de ausência de investimentos específicos,relacionamento de longo prazo, quantidade média de fornecedores, informações sobretendências de mercado e contratos formais. Essas características permitem que se afirme quepredomina nas relações da empresa com seus fornecedores os regimes arm’s lenght (mercado)e quase-mercado, sendo aplicados apenas alguns pressupostos da gestão da cadeia desuprimento, o que contribui pouco para a obtenção de vantagem competitiva relacional. Acategoria relações das empresas com o governo manifestou-se nos dados na através derelações isoladas, na busca por incentivos fiscais, que levam as empresas a uma situação deparidade competitiva em relação aos seus concorrentes. Por fim, a manifestação nos dados dacategoria relações das empresas com instituições de fomento mostrou que estas sãoestabelecidas no intuito de se obter, principalmente, incentivos fiscais (redução de 75% doIRPJ), os quais, por sua vez, levam as empresas, também, a uma situação de paridadecompetitiva em relação aos seus concorrentes. Os resultados encontrados levam à conclusãode que, para as empresas analisadas, a gestão da cadeia de suprimento manifesta-se de formatímida, com a aplicação de apenas dois dos seus pressupostos introduzidos por Chen e Paulraj(2004), contribuindo pouco para a obtenção de vantagem competitiva baseada em recursosrelacionais. No caso das empresas pesquisadas, percebeu-se que a vantagem competitiva estáassociada de forma mais relevante a outras fontes, tais como a escala de produção e ainovação de produtos.

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